Saúde Popular
Secretaria de Saúde-BA realiza visita técnica na Escola de Agroecologia Luana Carvalho
Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST
Nos dias 10 e 11 de junho, representantes da Secretaria de Saúde da Bahia e do setor de saúde do MST realizaram uma visita técnica de campo na Escola Técnica em Agroecologia Luana Carvalho (ETALC), que foi acompanhada também pela direção da regional do Baixo Sul e militantes do MST.
Durante a atividade foram apresentadas as tecnologias sociais desenvolvidas no entorno escolar que tem como objetivo buscar respostas e soluções agroecológicas a alguns dos problemas identificados no território, fortalecendo os cuidados com o meio ambiente e com a saúde dos povos do campo.
Assim, o meliponário, viveiro de mudas, produção agroecológica integrada sustentável (PAIS), unidade de produção de adubo (UPA), sistema agroflorestal (SAF), círculo de bananeira e bacia de evapotranspiração (BET) incentivam autonomia camponesa e soberania alimentar através de produção de alimentos saudáveis, plantio de árvores, uso de adubos orgânicos, biodiversidade de culturas consorciadas e soluções sustentáveis de saneamento rural.
Além das tecnologias sociais, a ETALC apresentou os processos de beneficiamento de plantas medicinais e produção de fitoterápicos no laboratório escolar: sabonete íntimo, gel medicinal, repelente, pomada cicatrizante, própolis, tónico capilar e uma variedade de óleos essenciais (como cravo, citronela, lírio do brejo, pimenta jamaica, aroeira). Também dialogamos em torno da experiência de produção de manteigas vegetais, iniciada recentemente na Escola.
Assim, o coletivo debateu estratégias de fortalecimento da saúde popular e agroecologia no campo e, principalmente, nas áreas de reforma agrária, num planejamento conjunto do MST e da Secretaria de Saúde da Bahia.
*Editado por Fernanda Alcântara