Produção de Alimentos

Primeira-dama do Ceará e Bela Gil visitam Escola do Campo em assentamento do estado

Ativista Bela Gil e Lia de Freitas conhecem de perto a realidade da Reforma Agrária e o trabalho da Escola do Campo Patativa do Assaré, no assentamento Santana da Cal, em Canindé
Foto: MST CE

Por Aline Oliveira
Da Página do MST

Na manhã desta sexta-feira (14), a primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas, e a ativista Bela Gil participaram de uma visita à Escola do Campo Patativa do Assaré, localizada no assentamento Santana da Cal, no município de Canindé, no sertão do Ceará. O objetivo da visita foi conhecer de perto a realidade da Reforma Agrária e o trabalho desenvolvido pela instituição de ensino no fortalecimento dá agroecologia.

As lideranças foram recebidas na escola, que funciona dentro do próprio assentamento. Também estiveram presentes na visita, a secretária executiva da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Irineuda Lopes, o diretor da Escola Erivando Barbosa; representante do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) do município de Canindé, Eufrasio Batista; e representantes da Prefeitura Municipal de Canindé, além de militantes e dirigentes do MST. 

Na ocasião, as visitantes tiveram a oportunidade de conhecer o campo experimental da escola, onde os estudantes aprendem técnicas de agroecologia, como cultivo de alimentos saudáveis, produção de mudas e criação de animais de pequeno porte. 

Foto: MST CE

“A nossa visita hoje aqui no assentamento Santana da Cal tem como objetivo conhecer de perto esse belíssimo trabalho de captação e armazenamento de água através das cisternas de produção. Essa iniciativa é fundamental para a subsistência e desenvolvimento desta comunidade. Estamos encantados também com a Escola do Campo Patativa do Assaré e com todo o trabalho que vem sendo realizado aqui”, declarou a primeira-dama, Lia de Freitas. 

“Para mim é muito importante olhar de perto, sentir e trocar com as pessoas que se beneficiam dessas tecnologias sociais, que são maravilhosas. Estar numa escola, no assentamento da Reforma Agrária, para mim é muito importante, pois acredito muito no poder da Reforma Agrária para democratizar o acesso a uma alimentação saudável”, afirmou Bela Gil.

Já Irineuda Lopes, da SDA, destaca a importância de políticas publicas para os camponesas. “Hoje estar na secretaria é reafirmar o projeto e a defesa do campo como um lugar de vida, de desenvolvimento baseado nos interesses da classe trabalhadora do campo, e não um desenvolvimento baseado no capital e na especulação. Precisamos defender um campo com cultura, educação, saúde. É esse campo que estamos defendendo, e as políticas do governo caminham para esse desenvolvimento do homem e da mulher do campo”.

Fotos: MST CE

Seguindo a agenda, Lia de Freitas e Bela Gil, acompanhadas das autoridades seguiram até a casa de Ielda Sousa, uma das assentadas no assentamento Santana da Cal, que tem uma vasta experiência na produção agroecológica a partir do uso das cisternas. 

Após a visita no campo experimental da Escola do Campo Patativa do Assaré e quintal produtivo de Ielda Sousa, a primeira dama e a ativista seguiram para o município de Canindé visitar uma das oito cozinhas do Programa Ceará Sem Fome no município. O Programa Ceará Sem Fome atualmente, conta com 1.080 cozinhas que produzem e distribuem de segunda a sexta-feira cerca de 100 mil refeições para pessoas em situação de insegurança alimentar, em todo o Ceará. 

Foto: MST CE

Agendas

Em seguida Bela Gil, seguiu para participar do 1º Festival Ceará Sem Fome, que acontece na manhã deste sábado (15), no Centro de Eventos do Ceará, e conta com aulas show, degustação de mine quentinhas, com o cardápio do Programa Ceará Sem Fome e show de forró. No evento também está prevista a presença do Governador do Estado, Elmano de Freitas; da primeira-dama, Lia de Freitas; da fundadora do projeto Favela Orgânica, Regina Tchely; do apresentador, cantor e humorista, falcão, além de cozinheiros/as e colaboradores do Programa Ceará Sem Fome.

*Editado por Solange Engelmann