Nota de Pesar

Nos despedimos de Manoel Baltasar, grande defensor da agroecologia

Nota oficial do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra a Manoel Baltasar
Manoel Baltasar. Foto: Reprodução

Da Página do MST

É com tristeza que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) recebeu, nesta última segunda-feira (24), a notícia do falecimento do amigo e grande defensor da agroecologia Manoel Baltasar. Ele nos deixa um legado marcado pela dedicação e empenho na defesa e construção da agroecologia no Brasil e América Latina, ocupando na academia mais uma trincheira de luta contra o modelo de produção do agronegócio.

Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (UFP), Baltasar foi professor na Universidade de Araraquara (UNIARA) e produziu ciência em consonância com as necessidades da classe trabalhadora contribuindo na elaboração de uma nova forma de relacionar-se com a terra.

Através do desenvolvimento técnico, ele deixa conhecimento compartilhado e um caminho aberto, fruto de muita luta e persistência. Que a terra compartilhada, tema de sua vida e um dos motivos da sua luta, possa seguir sendo inspiração da organização coletiva, que através da agroecologia tem nos possibilitado sonhar e praticar novas relações entre os seres humanos e a natureza.

Balta, presente!

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

MST, 25 de junho de 2024 – São Paulo (SP)