Armazém do Campo

MST inaugura nova loja do Armazém do Campo em Brasília

Rede de lojas da Reforma Agrária Popular(RAP) se renova no DF trazendo produtos de cooperativas, acampamentos e assentamentos da da RIDE e de todo país
Foto: Carla Batista

Por Rafael Bastos
Da Página do MST

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do Distrito Federal e Entorno irá reinaugurar, no dia 3 de julho, em Brasília, a loja do Armazém do Campo (AdC). Além da comercialização de produtos da reforma agrária, o novo local, situado no Setor Comercial Sul (SCS), no Edifício Denasa, será um espaço de promoção eventos culturais e outras atividades de toda classe trabalhadora na área central da capital federal.

Antes, a loja, inaugurada em 2022, se situava na CLN 115. O novo espaço, no SCS, está mais centralizado e de fácil acesso para todos(as) os(as) brasilienses e todo mundo que passa pela capital em suas diferentes atividades políticas, turísticas e empresariais. A culinária da terra terá diferentes pratos típicos da região e tradicionais da cultura camponesa brasileira, atividades culturais, espaços literários e muito mais.

A partir de 2016, a “Rede Armazém do Campo, Produtos da Terra” tornou-se referência para quem busca alimentos agroecológicos e acesso a outras expressões culturais da Reforma Agrária Popular. Atualmente, a rede Armazém do Campo conta com mais de 30  lojas físicas e mais de 50 pontos de comercialização, espalhados por 16 estados brasileiros, com pedidos via delivery e encomendas. 

“O Armazém do Campo DF será a ferramenta de articulação política, cultural e alimentar entre o povo do campo e da cidade da população da RIDE e todo país, bem no centro de Brasília, tendo a solidariedade e a unidade de classe um dos pilares principais. Propagandear a Reforma Agrária Popular também objetiva a tarefa de integrar a produção da região e ajudar no escoamento da produção da agricultura familiar. 

Desde 2021, o Armazém do Campo já realiza entrega de pedidos online no DF e mantém bancas em diversas feiras da região, entre elas, a Feira da Ponta Norte, que ocorre aos sábados, na CLN 216. Edleuza Tavares explica que o “MST na RIDE foi desenvolvendo diferentes ferramentas de comercialização, de modo a conseguir oferecer a loja física pequena no primeiro momento e do Armazém neste momento apontar essa expansão pela demanda e sua função social no fomento da  organização popular”

Entre as tarefas o AdC,  a propaganda da reforma agrária popular  no DF e Entorno  é a realização de uma feira itinerante na RIDE. “Vamos continuar na Feira da Ponta Norte e explorar uma feira itinerante que funcione todos dos dias. Explorando os grandes prédios, principalmente,seja no Sindicato dos bancários, UNB, IFB e os diversos ministérios da esplanada e nas RA, por que o povo não esta apenas no avião, todo o povo tem direito de acessar alimentos saudáveis”.