Educação

Espirito Santo realiza 36º Encontro Estadual das Educadoras e Educadores da Reforma Agrária

Educadoras e educadores das escolas de assentamentos da Reforma Agrária se reúnem para celebrar os 40 anos da Educação no MST e estudar a conjuntura nacional e estadual da educação
Foto: Suzana Motta

Por Mariana Motta
Da Página do MST

Entre os dias 27 a 29 de junho de 2024 o MST no Espírito Santo realizou o 36º Encontro Estadual das Educadoras e dos Educadores da Reforma Agrária, com mais de 250 participantes de 26 escolas públicas das redes municipais e estadual, dentre os seus objetivos a atividade teve a tarefa de celebrar os 40 anos da Educação no MST e ser espaço de estudo da conjuntura da educação nacional e estadual.

O encontro teve como tema: “MST 40 anos: Práxis educativa, construindo a Reforma Agrária Popular, vivenciando a Agroecologia!”. Valter Leite, do Setor de Nacional de Educação do MST, destacou a importância da realização do encontro, em São Mateus, no Espírito Santo, território que em julho de 1987 o Movimento Sem Terra fez o 1º Seminário Nacional sobre a Educação do MST. “Este território fértil, fecundo nos trouxe aos dias de hoje com muita formulação e elaboração coletiva, que tornou a Pedagogia do Movimento e a Educação do Campo o que é hoje, sem dúvidas do MST no Espírito Santo tem um papel fundamental nesta caminhada”, afirmou.

Foto: Suzana Motta

O primeiro dia do encontro contou com momentos importantes de estudo coletivo sobre a conjuntura política da educação, com a companheira Clarice dos Santos, do FONEC/PRONERA. O estudo também abordou a trajetória dos 40 anos de Educação no MST com os companheiros Valter Leite, do Setor de Educação Nacional, e Valdinar dos Santos, do Setor de Educação Estadual. Houve ainda a socialização de algumas experiências pedagógicas das escolas de assentamento em relação ao trabalho com o método do Plano de Estudo. 

Valter Leite, do Setor Nacional de Educação do MST. Foto: Suzana Motta

O segundo dia do encontro foi dedicado a refletir sobre a agroecologia com o tema: “40 Anos do MST – Agroecologia e Reforma Agrária Popular” e contou com a contribuição do companheiro formador e educador popular José Maria Tardin, do MST no Paraná. Em seguida foi possível acompanhar a socialização de práticas e agroecologia nas escolas de Reforma Agrária. O período da tarde foi dedicada as reuniões das educadoras e educadores por área do conhecimento para estudo e planejamento amplo em conjunto. A noite foi recheada de muita animação e mística com a Jornada Socialista sobre os 40 anos da Educação no MST e a Noite Cultural com forró. 

O terceiro e último dia do encontro foi dedicado à discussão sobre a organicidade do Setor de Educação no estado do Espírito Santo e apontamentos gerais do Movimento. Participaram do 36º Encontro Estadual das Educadoras e Educadores da Reforma Agrária uma representação de educandos e famílias dos assentamentos, além das crianças que fizeram parte Ciranda Infantil do encontro com programação político e pedagógica específica para o público. 

Foto: Suzana Motta

*Editado por Fernanda Alcântara