Ocupação de Terra
Em jornada de lutas, famílias Sem Terra ocupam áreas improdutivas na Bahia
Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST
No mesmo dia em que comemora-se o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora Rural e o Dia Internacional da Agricultura Familiar, centenas de famílias Sem Terra em organização e luta realizaram na manhã desta quinta-feira (25/7) duas ocupações de terra no estado da Bahia. As ações fazem parte da Jornada Nacional por Alimento Saudável e Reforma Agrária e acontece em todo território nacional.
Com o lema “Para o Brasil alimentar, Reforma Agrária Popular”, a Jornada mobiliza famílias Sem Terra, reafirmando a Reforma Agrária como uma política fundamental para combater a fome, mas que para isso necessita de investimentos públicos.
As duas áreas ocupadas, ambas improdutivas, estão localizadas nas regiões da Chapada Diamantina e no Extremo Sul baiano. Na região da Chapada Diamantina foram cerca de 230 famílias que realizaram a ocupação da fazenda Alcobaça, que fica entre os municípios de Lafaiete Coutinho e Maracás. A fazenda estava abandonada há mais de 20 anos. No Extremo Sul da Bahia, a ocupação aconteceu com mais de 250 famílias, na fazenda Boa União, localizada no município de Vereda.
O MST reivindica que as duas áreas sejam destinadas à Reforma Agrária, dando oportunidade às famílias Sem Terra de produzirem alimentos saudáveis, garantindo geração de emprego e dignidade ao povo dessas regiões.
*Editado por Wesley Lima