Ataque contra Acampamento

MST em Mato Grosso do Sul denuncia novo incêndio criminoso do agronegócio

Segundo relato das famílias, um carro não identificado lançou fogos desde a rodovia em direção aos barracos do Acampamento
Sem Terra denunciam que o incêndio é parte do cenário de graves conflitos na luta pela terra na região. Foto: Gabriela Moncau/Brasil de Fato

Da Página do MST

Nesta quinta-feira (29), as famílias do acampamento Esperança, localizado em Dourados, Mato Grosso do Sul, sofreram um ataque com incêndio, que destruiu significativa parte de suas casas. Segundo relato das famílias, um carro não identificado lançou fogos desde a rodovia na qual está situado o Acampamento.

O MST denuncia que este incêndio é parte do cenário de graves conflitos na luta pela terra na região da Grande Dourado. Há um mês atrás, o Acampamento já tinha sido atacado, com outro incêndio. No entanto, desta vez, as casas das famílias foram atingidas. A ofensiva contra as famílias intensificou-se depois que elas se solidarizaram à resistência indígena na região. 

Dourados e as cidades do entorno são banhadas pelo sangue das lutas indígenas, por estes povos retomarem seus tekohas ancestrais e garantidos pela Constituição Federal brasileira de 1988. O agronegócio, o mesmo que incendeia o estado de São Paulo, no Mato Grosso do Sul, ataca quem luta pela democratização do acesso à terra nesse Brasil.

O acampamento Esperança é solidário e agradece toda solidariedade que vem recebendo desde o momento que a bandeira do MST foi levantada. Queremos Reforma Agrária Popular e punição aos responsáveis por todos os incêndios que atentam contra os direitos humanos e a natureza.

MST no Mato Grosso do Sul
Dourados, 29 de agosto de 2024