Direito à Saúde

Feira do MST em Maceió recebe 12° edição da Tenda de Educação Popular em Saúde

Confira um pouco das práticas realizadas na Tenda de Educação Popular em Saúde Marciana Serafim
Foto: Oberlan Oliveira

Por Júlia Neves
Da Página do MST

A 23° edição da Feira da Reforma Agrária em Alagoas começou nesta quarta-feira (04), e para além da venda de alimentos vindos direto do campo conta também com a Tenda de Educação Popular em Saúde Marciana Serafim, que este ano tem como tema: ‘’Educação, Cuidado e Participação Popular fazem bem à Saúde’’, visando educar e cuidar dos feirantes e visitantes presentes. Para que seja possível a realização desses cuidados, a Feira da Reforma Agrária possui 20 parceiros que vão desde instituições a grupos de pesquisa e movimentos populares.

A Tenda da Saúde terá programação para todos os dias de Feira, que acontece na Praça da Faculdade, entre está quarta (4) e sábado, 7 de setembro. Essa programação inclui rodas de conversa com assuntos relacionados à prevenção e cuidados, atividades lúdicas destinadas à saúde das crianças e atendimentos médicos básicos de prevenção, como aferição de pressão arterial e glicemia. Vale lembrar que os atendimentos são abertos ao público e de forma gratuita. 

Foto: Mykesio Max

De acordo com Rosileide Alves, médica que está atendendo na Tenda, esse trabalho preventivo é muito importante para a população detectar possíveis doenças assintomáticas. “A Tenda foi criada com o objetivo de dar suporte em saúde aos feirantes e o que fazemos aqui são consultas médicas para adultos e pediatria também”, destacou.

“Nós fazemos uma avaliação, principalmente em aferição de pressão dos feirantes pois é muito comum encontrarmos pessoas com hipertensão arterial. A gente orienta, a gente medica, se houver alguém com pico de hipertensão precisando de atendimento com urgência nós temos esses medicamentos”, explicou a médica.

Segundo ela, muitas pessoas podem estar doentes sem saber por falta de exames preventivos. “Esse atendimento que a gente faz, inclusive as rodas de conversa são muito produtivas para conscientizar mesmo a população sobre prevenção em saúde. É essa interação com o outro que faz a gente mover a saúde em Alagoas, a saúde no Brasil. É a função de quem faz saúde pública. O bem estar é a função da atividade médica”, concluiu ela.

Foto: Mykesio Max

Além disso, acontecem também as Práticas Integrativas e Complementares de Cuidado da Saúde (PICS), que são procedimentos terapêuticos como a massoterapia e a auriculoterapia, que usam conhecimentos tradicionais para prevenir e melhorar a qualidade de vida e o bem estar, podendo serem usadas para aliviar e tratar sintomas de doenças crônicas.

Confira a programação completa da Tenda na Feira da Reforma Agrária:

Quinta-feira (5)
9h – Roda de conversa: Saúde e Participação Popular

Sexta-feira (6)
9h – A saúde começa pela boca e o seu direito pelo acesso a Terra: comida e a saúde integral
13h – Oficina de Naturopatia

Sábado (7)
14h – Café com Agroecologia: Reforma Agrária Popular e a construção de territórios saudáveis

Todos os dias:
8h às 12h – Atendimentos e práticas em saúde
14h às 18h – Atendimentos e práticas em saúde

*Editado por Solange Engelmann