Saúde Popular

MST na Bahia realiza o 1º Seminário Estadual de Saúde Popular e Agroecologia

Reunindo experiências desenvolvidas nas áreas de reforma agrária da Bahia e de outros 6 estados do país

Foto: Stephany Santos

Por Cadu Souza

Da Página do MST

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST na Bahia está realizando o 1º Seminário Estadual de Saúde Popular e Agroecologia. A atividade teve início nesta sexta-feira (6) e vai até este domingo (8), na Escola Técnica em Agroecologia Luana Carvalho – ETALC, localizada no Assentamento Josiney Hipólito, em Ituberá/BA.

O seminário tem um público de 60 pessoas, vindos dos acampamentos e assentamentos de várias regiões da Bahia, além de participantes dos estados do Piauí, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Pernambuco.

Com uma programação diversificada de estudos, práticas e compartilhamento de experiências, o seminário tem o objetivo de reunir experiências de fitoterápicos e fitocosméticos produzidas nas áreas de acampamentos e assentamentos do MST, além de potencializar a produção tradicional, mas também de refletir sobre legislação, rótulos e embalagens.

Fotos: Stephany Santos

Para Edinaldo Correa, do setor de saúde do MST na Bahia, nos apresenta a importância desse momento de construção coletiva para o setor de saúde:

“O seminário é construído por muitas mãos e aqui é um espaço para dialogar e apresentar a saúde que queremos. Temos o compromisso de cuidar uns dos outros, assim como cuidamos da terra, das nossas áreas, das sementes e isso é produzir saúde. Realizar o seminário é a possibilidade de continuar construindo saúde nas nossas áreas, mas também em parceria com as universidades e na construção de políticas públicas em saúde para população do campo. Que a gente continue cuidando uns dos outros, da nossa coletividade, para fortalecer o sistema de saúde construído por nós”.

Alessandra Rodrigues, do setor nacional de saúde do MST, acrescenta que:

“Esse espaço é de troca e de construção, onde podemos fortalecer o SUS e o setor de saúde do nosso movimento. Esse fortalecimento servirá para que a gente possa ter qualidade de vida e consiga reproduzir nossas práticas em outras regiões e outros estados”.

Fotos: Stephany Santos

Participaram da mesa de abertura Iana Sara Santos, do gabinete da secretaria de educação da Bahia; Anderson Epifanio, da superintendência de Educação Profissional e Tecnologia da secretaria de educação da Bahia; Elisangela Barbosa, da direção do Colégio Estadual Idelzito E. Abreu – CEIEA; Danilo Amorim, do núcleo regional de saúde – SESAB; Alessandra Rodrigues, do setor nacional de saúde do MST; Edinaldo Correa, do setor saúde estadual do MST na Bahia; Anderson Sena (Vando), presidente da Associação do Assentamento Josiney Hipólito; Zuzana Julia, da coordenação da Escola Técnica de Agroecologia Luana Carvalho; Jeanderson de Souza, Articulador Politico da regional Baixo Sul e Eliane Oliveira, da direção nacional do MST.

*Editado por Lays Furtado