Produção de Alimentos
Agroindústria Nutrilê do MST da Paraíba conquista três prêmios no XVIII Enel
Por Carla Batista
Da Página do MST
A agroindústria Nutrilê do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) na Paraíba, foi destaque no XVIII Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel), realizado no Maranhão, ao conquistar prêmios em três categorias.
Localizada no assentamento Che Guevara, no município de Casserengue, semiárido da Paraíba, a Nutrilê, que produz derivados do leite, reafirma a força da produção nas áreas de Reforma Agrária organizadas pelo MST no estado.
Já o Enel, considerado um dos eventos importantes para o setor de laticínios na região, reúne palestras, painéis e exposições de produtos, além de criar oportunidades de parcerias para pequenos produtores. No ano passado, a Nutrilê já havia garantido duas medalhas de prata. Este ano, a agroindústria ampliou seu sucesso ao receber três medalhas, consolidando seu crescimento e a qualidade dos produtos desenvolvidos pelas famílias assentadas.
As premiações foram de ouro em queijo coalho condimentado, prata em Iogurte caprino sabor maracujá e bronze em queijo coalho tradicional.
O desenvolvimento dos produtos premiados contou com a parceria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio de um projeto de extensão do curso de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias.
Vitória coletiva e reconhecimento nacional
Adriana Cândido, fundadora e cooperada da Cooperativa de Produção e Comercialização dos Caprinocultores e Ovinocultores do Curimataú (COOPAC), comemorou as conquistas com entusiasmo. “Essas medalhas comprovam que o trabalho coletivo no campo, apesar das adversidades, gera resultados. Estamos no semiárido, enfrentando grandes desafios, mas seguimos firmes, produzindo com qualidade. Ganhar três prêmios em um concurso de prestígio nacional é motivo de muito orgulho”, destacou.
Para a Nutrilê, o reconhecimento no Enel vai além dos prêmios, e reforça a importância da organização da produção através da agroindústria do MST, que vem ganhando visibilidade não apenas na Paraíba, mas em todo o Brasil.
As premiações consolidam a Nutrilê como um exemplo de resistência e inovação no campo, e evidencia que, mesmo em regiões desafiadoras como o semiárido paraibano, é possível organizar-se coletivamente e produzir alimentos de qualidade, conquistando reconhecimento em âmbito nacional. Também mostra que a luta pela terra e pela produção coletiva pode gerar frutos concretos e transformadores.
*Editado por Solange Engelmann