Lutar e Brincar!
Crianças Sem Terrinha iniciam Jornada nesta quarta (9) em todo o país
Da Página do MST
Entre os dias 9 e 12 de outubro, as crianças dos acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária realizam mais uma edição da Jornada Nacional das Crianças Sem Terrinha. Sob o lema “Sem Terrinha em Luta: brincar e estudar, fazendo história por Reforma Agrária Popular”, a iniciativa deve mobilizar as áreas de Reforma Agrária, além das escolas do campo em todas as regiões do país.
Envolvendo luta, formação e atividades lúdicas, o mês de outubro marca todos os anos as atividades das crianças Sem Terrinha, em uma Jornada que já está no calendário de lutas do MST.
Ao longo da história do Movimento, as crianças Sem Terrinha tem construído junto com às famílias o seu lugar no MST e são muitas as conquistas a serem celebradas neste ano, em que se comemora os 40 anos de Movimento Sem Terra.
Costuma-se dizer que o lugar das crianças no MST é em todo lugar, afinal de contas, a infância está nos acampamentos e assentamentos, nas lutas, nas celebrações, nas marchas, nos encontros e em cada um e cada uma de nós. Ou seja, a infância está em todos os lugares em que as famílias Sem Terra estão.
No horizonte, ainda há diversos desafios a serem superados, na garantia dos direitos das crianças e na garantia das condições para que se desenvolvam em todas as suas dimensões e potencialidades no campo.
Além das celebrações dos 40 anos, a Jornada de 2024 faz parte dos preparativos ao VII Congresso que acontece em julho de 2025 e deve ser atravessada por diversas atividades envolvendo a cultura, a música, a brincadeira, a reflexão, a ação em defesa da natureza, o plantio de árvores, a luta e a denúncia sobre os temas que afetam diretamente às crianças.
Confira abaixo as temáticas que estarão presentes nas Jornadas:
Literatura – Durante a Jornada as crianças estão convidadas a escreverem cartas contando a sua história no MST e produzindo literatura. A literatura é um direito e uma forma de humanização, nós fazemos história cultivando memórias e também escrevendo história.
Questão ambiental – As crianças têm sido afetadas pela questão ambiental, desde as grandes enchentes, as queimadas, a seca, e o desmatamento. O modelo de produção do agronegócio atinge diretamente as crianças e é por isso que neste ano esse tema fará parte das ações de denúncia sobre o que atinge os cinco biomas do país.
Agroecologia – Plantar Árvores e Produzir Alimentos Saudáveis – Além da denúncia as crianças também irão realizar o plantio de árvores e o estudo lúdico sobre a produção de alimentos saudáveis, o reconhecimento das árvores características do território, etc.
Ações de luta – A construção coletiva e a reflexão sobre os temas que tocam às crianças, a luta por escolas, e contra o fechamento das escolas, por saúde, cultura, lazer, transporte, infraestrutura de moradia, estradas e transporte estão na pauta das crianças também.
Solidariedade Internacional – Ações de solidariedade às crianças vítimas do genocídio que acontece na Palestina e que se estende agora para outros países.
Parabéns MST – E claro! Celebrar os 40 anos do Movimento: brincar e anunciar os nossos sonhos!
*Editado por Fernanda Alcântara e Solange Engelmann