Esporte e Inclusão
Jovem do MST em MG é campeã latinoamericana no salto das Olimpíadas Especiais
Por Agatha Azevedo
Da Página do MST
Natural de Minas Gerais, Jussara Rosa da Silva é uma jovem moradora do assentamento 2 de Julho, localizado no município de Betim, e ocupado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra em 1999.
Filha de José Rosa e Maria, a menina está na luta do MST desde a infância. Nascida com deficiência intelectual, Jussara sempre gostou de esportes e participou de diversas competições inclusivas no seu município e no entorno.
Jussara é ouro no Salto à distância sem corrida, e está competindo no atletismo e na bocha. Essa é a primeira vez que ela compete em uma atividade internacional. Fazendo parte da maior delegação brasileira da história das Olimpíadas Especiais, Jussara compõe o grupo de 83 pessoas, entre atletas e equipe técnica, que está em Assunção, capital do Paraguai, até o dia 12, representando o país.
As Olimpíadas Especiais são um espaço de afirmação do compromisso com a inclusão de pessoas com deficiência intelectual por meio do esporte. Mais de mil atletas de 20 nacionalidades da América Latina estão competindo em 14 modalidades de esporte nos IV Jogos Latino-Americanos. O Brasil está em 10 destas categorias, são elas: atletismo; badminton; basquete 3×3; bocha; futsal; ginástica rítmica; natação; tênis; tênis de mesa; e vôlei de praia.
Ainda que a proposta seja a inclusão, o assentado e militante do MST José Rosa, pai de Jussara, afirma que as Olimpíadas Especiais não tem aparecido nos veículos de comunicação brasileiros e não tem sido divulgadas. “Ela (a Jussara) está na semifinal, mas o esporte está aparecendo muito pouco. É muito importante divulgar, estamos todos muito felizes, e somos companheiros é pra isso.”, afirma.
Nossa Sem Terra vai competir nesse sábado, dia 12 de outubro, em outras modalidades. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra estará torcendo por Jussara e por todos os atletas brasileiros.
A Olimpíada Especial (Special Olympics), é considerada um movimento mundial centrado no esporte inclusivo, fundado em 1968 por Eunice Kennedy Shriver nos Estados Unidos. Segundo o site da competição, “esta organização internacional foi criada para apoiar pessoas com deficiência intelectual a desenvolverem a suas capacidades e sentido de realização por meio do esporte”. Para acompanhar e apoiar essa iniciativa, siga a página da Olimpíada Especial no Instagram (@olimpiadasespeciaisbrasil).
*Editado por Fernanda Alcântara