Internacionalismo

Movimentos sociais convocam coletiva sobre apagão de energia em Cuba

Dayron Roque Lazo, da ALBA Movimentos, faz análise da crise energética e o impacto do bloqueio em evento híbrido
Foto: Reprodução

Da Página do MST

Nesta quarta-feira, 22 de outubro às 14:00 Argentina/Brasil (13:00 do Caribe), a articulação continental ALBA Movimentos convoca jornalistas, comunicadores e meios de comunicação da América Latina e do Caribe para participar de uma coletiva de imprensa sobre a situação atual dos apagões em Cuba e o impacto do bloqueio na vida cotidiana da população cubana. A coletiva será híbrida, os jornalistas e comunicadores do continente poderão se conectar através de um link de zoom e aqueles que estiverem em São Paulo deverão comparecer na Alameda Nothmann, 806, Campos Elíseos.

Neste evento contaremos com a presença de Dayron Roque Lazo, que é membro da Secretaria Continental da ALBA Movimentos, educador popular do Centro Martin Luther King em Cuba e membro do Grupo de Pesquisa em América Latina, Filosofia e Axiologia do Instituto de Filosofia de Havana. Dayron Roque oferecerá uma análise detalhada de como o bloqueio agravou a crise energética na ilha, dando um relato em primeira mão das condições materiais e espirituais que afetam a população cubana.

O colapso do sistema elétrico cubano é produto de uma estratégia de asfixia econômica que vem sendo implementada há décadas para destruir as condições de vida em Cuba. De acordo com as estatísticas, o bloqueio impede que a ilha tenha acesso aos recursos financeiros necessários para a manutenção básica de sua rede elétrica. Apenas 18 dias de bloqueio geram prejuízos equivalentes ao custo anual de manutenção de todo o sistema elétrico do país.

Para assistir via Zoom, acesse o link aqui.

*Editado por Fernanda Alcântara