Cinema da Terra
Filme e Terra: Agricultores, Terras e Sul Global em documentários
Por Yuan Xinyuan e Jiang Hongyi
Do Fórum Global de Comunicação Internacional do Sul
De 18 a 19 de outubro, o evento de exibição e intercâmbio de documentários “Film and Land” China-Brasil foi realizado com sucesso no Campus Minhang da East China Normal University. Para comemorar os 50 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre Brasil e China, promoveremos o intercâmbio cultural e o entendimento mútuo entre os dois povos por meio da exibição do documentário brasileiro “Chão” e do documentário chinês SMG “Mobile China” e da organização diálogos. Lv Xinyu, Reitor do Instituto Internacional de Comunicação da Universidade Normal da China Oriental, Luo Wei, Diretor do Centro de Pesquisa Documental da Universidade Normal da China Oriental, Fan Shiguang, Diretor de Estúdio do Centro Documental da Estação de Rádio e Televisão de Xangai, Zhai Tingjun. Participaram do evento o diretor do Instituto Tricontinental de Pesquisas Sociais, especialista em Ecologia Agrícola e membro do MST Luiz Zarref, professores e alunos da Escola de Comunicação e público internacional da África e da América Latina.
Na noite do dia 19 de outubro, o primeiro episódio do documentário “Mobile China” foi exibido no Paradise Cinema da East China Normal University. “Flowing China” é produzido pelo diretor de “Human World” Fan Shiguang e sua equipe. O primeiro episódio registra histórias de pessoas comuns em três lugares: Taozi Pass Village em Yunnan, Yiling Village em Guangxi e Yuheyuan Community em Zhejiang. em detalhe as histórias de relocalização. Como termos políticos como relocação, transferência de terras e classificação de lixo estão relacionados com vidas individuais em diferentes espaços em áreas urbanas e rurais.
Na sessão de intercâmbio pós-exibição, Zhai Tingjun compartilhou pela primeira vez suas observações na África do Sul, no Brasil e em outros países. Ela descobriu que, embora a China tenha soluções para problemas comuns no Sul global, incluindo a pobreza absoluta, as pessoas que vivem em outros países da América Latina. , África e Ásia não conhecem a história que aconteceu na “Mobile China”. Neste sentido, ela também pesquisou e entrevistou pessoas locais e eventos na luta contra a pobreza em Guizhou, e traduziu-os para português, espanhol, francês e outras línguas, na esperança de divulgá-los ao público no Sul Global.
O professor Lu Xinyu acredita que este documentário reflete a transformação das relações urbano-rurais no processo de modernização da China. Ela destacou que, desde a década de 1990, a reforma e a abertura impulsionaram o desenvolvimento econômico das cidades costeiras, mas também criaram problemas rurais, como o abandono de terras, as crianças deixadas para trás e a poluição ambiental. Hoje, o Leste apoia o Oeste e as cidades apoiam o campo. Diferentes estágios históricos precisam resolver problemas diferentes. “Hoje estamos numa fase histórica crítica, desde a redução direccionada da pobreza até à revitalização rural, o que significa abrir o mercado rural e o mercado urbano e desempenhar verdadeiramente o papel principal no ciclo doméstico”, afirmou o professor. Isto também é inseparável da combinação de forças governamentais e sociais para organizar e mobilizar as massas para resolver problemas de desenvolvimento. Ele acredita que vale a pena resumir e partilhar estas experiências e lições com o Sul global.
O Diretor Fan Shiguang disse que os intercâmbios e diálogos transnacionais podem nos proporcionar oportunidades para refletir sobre o bom senso interno e re-compreender a nossa sociedade e os fenómenos dentro dela. Com base na sua experiência anterior de fotografar trabalhadores com pneumoconiose, destacou que as causas de um fenômeno social são complexas e não são uma decisão única. A sociedade chinesa enfrenta enormes diferenças entre as zonas urbanas e rurais, mas, ao mesmo tempo, o nível de alfabetização e a riqueza dos agricultores também estão a aumentar. Durante as filmagens de “Mobile China”, ele testemunhou as más condições de vida nas aldeias montanhosas e, portanto, sentiu a alegria dos moradores locais que se mudavam para moradias comerciais nas montanhas. Sua empatia com os sujeitos também estabeleceu o tom emocional do filme.
Durante a sessão interativa, sobre os fragmentos líricos e predefinições temáticas do filme, o diretor Fan Shiguang disse que “Mobile China” é uma composição de proposição que precisa ser concluída em um horário e local específicos, não podendo seguir e filmar um personagem por um muito tempo como um documentário tradicional. O professor Lu Xinyu destacou que a mídia em diferentes locais tem perspectivas diferentes, e as perspectivas dos diretores independentes são mais complexas, enquanto a grande mídia tem a responsabilidade de contar bem as histórias chinesas e apresentar o processo histórico de modernização da China. Além disso, os painelistas também discutiram com o público como a comunicação internacional pode fazer com que o público estrangeiro tenha empatia e como contar bem as histórias chinesas para apresentar o processo e a complexidade, etc.
Na tarde do dia 19 de outubro, foi realizada, na Sala de Palestras 212, da Escola de Comunicação da East China Normal University a palestra intitulada “Organizações do Trabalho Rural Brasileiro e Questões Fundiárias Brasileiras”. A palestra foi ministrada por Lu Xinyu, reitor do Instituto de Comunicação Internacional da East China Normal University, e ministrada por Luiz Zarref, especialista em agroecologia, membro da Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e coordenador para a América Latina da Associação Internacional para a Cooperação Popular (CIAP).
Zarref começou com a invasão colonial portuguesa do Brasil e discorreu sobre o fenômeno de que a privatização concentrada de terras durante o período colonial levou a um aumento no fosso entre ricos e pobres. Após a abolição da escravatura, no século XIX, a questão fundiária não foi fundamentalmente resolvida. Em vez disso, tornou-se mais grave com a ascensão da economia cafeeira. Ele enfatizou que, embora o Brasil tenha passado por múltiplas mudanças políticas desde o século 20 e os apelos pela reforma agrária tenham se tornado cada vez mais altos, na prática, devido à forte influência e resistência política da classe latifundiária, o processo de reforma agrária é lento e o efeito é limitado.
Sobre o MST, Zarref disse que o Movimento foi fundado em 1984 e é uma organização nacional brasileira que representa os agricultores sem terra e agricultores marginalizados. Conta atualmente com mais de 1,5 milhões de membros. O MST mobiliza e organiza os agricultores sem terra para ocuparem pacificamente terras de propriedade ilegal do capital e luta pelos direitos dos agricultores à terra através de métodos de “acampar e estabelecer-se”. Em 1988, o MST pressionou com sucesso para que as disposições da reforma agrária fossem incluídas na Constituição, promovendo a implementação da redistribuição de terras. Mas hoje, o Brasil ainda enfrenta um alto grau de problema de monopólio de terras, com 1,6% dos proprietários controlando 46,78% das terras privadas.
Zarref enfatizou que o objetivo do MST não é apenas redistribuir terras, mas, mais importante ainda, melhorar a educação, a saúde e as condições de vida dos agricultores através da reforma agrária, e melhorar o estatuto social e as capacidades econômicas dos agricultores, promovendo assim o progresso social global e justiça. Ele mencionou que embora o MST promova a reforma agrária, também participa ativamente no desenvolvimento rural, na proteção ambiental, na cultura e na educação e em outras áreas, demonstrando o seu papel diversificado como organização de movimento social.
Atualmente, o MST e a Associação Internacional para Cooperação Popular também participam do projeto de cooperação de mecanização agrícola China-Brasil, ajudando pequenos e médios agricultores brasileiros na produção agrícola e no alívio da pobreza, através da introdução de máquinas e equipamentos agrícolas fabricados na China.
No final da palestra, o professor Lu Xinyu comparou as questões fundiárias entre a China e o Paquistão. Ela ressaltou que a China é o oposto do Brasil. A revolução chinesa garantiu os interesses fundiários dos agricultores. Porém, após a reforma e abertura, o loteamento excessivo das terras exigiu a religação das terras e a criação de novos métodos coletivos para que a terra fosse beneficiada. A realidade por trás da produção agrícola no Brasil é que a propriedade da terra está altamente concentrada e, ao mesmo tempo, os interesses de classe da burguesia – os grandes agricultores estão desligados dos interesses nacionais, e os grandes agricultores não têm responsabilidade perante o povo do país. O desafio atual do Brasil é garantir que o país sirva verdadeiramente o seu povo, resolva o problema da fome e promova a modernização agrícola.
Depois, professores e alunos foram ao Cinema Paradiso assistir ao documentário brasileiro “Chão”. Dirigido por Camila Freitas, o filme mostra agricultores sem terra ocupando uma fábrica de cana-de-açúcar falida e suas tentativas de transformar a terra disputada em produção de alimentos para criar uma utopia para o futuro.
Durante a conversa, Zhai Tingjun traçou as trocas culturais entre a China e o Brasil desde a década de 1950, quando o escritor brasileiro de esquerda Jorge Amado visitou a China pela primeira vez. Nessa viagem, Jorge Amado testemunhou as semelhanças entre a China e o Brasil. Para ele, a situação dos agricultores brasileiros naquela época era a mesma dos agricultores chineses antes da revolução e, portanto, a revolução chinesa constituiu um guia para os povos do terceiro mundo. Foi após essa visita à China que Jorge Amado apresentou ao Brasil “O Sol Brilha no Rio Sanggan”, do escritor chinês Ding Ling, para tradução e publicação.
Luiz Zarref também compartilhou a história dos bastidores da filmagem do documentário. Ele apresentou como a diretora Camilla colaborou com o MST para comunicar e filmar dentro dos agricultores. A produção do filme foi concluída no momento em que o governo de extrema direita do Brasil chegou ao poder. As mudanças na situação política interna não só afetaram a luta dos agricultores sem terra, mas também fizeram Camilla temer que “Chão” não pudesse ser exibido no país. . Desde então, o filme foi exibido em festivais internacionais de cinema e ajudou o movimento camponês sem terra a ganhar atenção internacional.
O professor Lu Xinyu acredita que este documentário pode realmente fazer o público sentir que a China faz parte do Sul Global, porque a questão central da modernização da China hoje ainda é a questão da modernização agrícola, ou seja, a relação entre cidades e aldeias, trabalhadores e agricultores. A China e os países da Ásia, África e América Latina estão ligados numa lógica histórica e no caminho da industrialização. Ela enfatizou que a China e o Sul global são vítimas do sistema agrícola capitalista global, e as estratégias direcionadas de alívio da pobreza e de revitalização rural da China estão tentando resolver estes problemas. Lu Xinyu disse que a reforma agrária não é apenas uma questão de igualdade social, mas também está ligada às questões de desenvolvimento do Sul global. Somente reconstruindo as relações urbano-rurais e a indústria alimentando a agricultura poderemos alcançar um desenvolvimento mais equilibrado e justo.
O diretor Fan Shiguang acredita que a exibição de “Chão” será inspiradora para o público jovem nacional, permitindo-lhes refletir sobre o presente e concretizar os direitos duramente conquistados. Ele propôs a ideia de fazer um documentário que combinasse áreas rurais do Brasil e da China, usando uma narrativa intercultural para ajudar o público a compreender melhor os problemas comuns enfrentados por diferentes países. Além disso, Fan Shiguang também elogiou a construção da imagem e da música do documentário.
Este evento de exibição e intercâmbio de documentários “Filme e Terra” China-Brasil não apenas aprofundou o entendimento cultural entre os dois países, mas também demonstrou o poder único dos documentários em refletir a realidade social e promover a solidariedade internacional. Através dos dois filmes “Chão” e “Mobile China”, são apresentadas as semelhanças e diferenças entre os dois países em termos de terras e agricultores, e a relação entre áreas urbanas e rurais. Este intercâmbio intercultural proporciona-nos uma nova perspectiva e ajuda a aprofundar a nossa compreensão e ressonância de contar a história chinesa e o desenvolvimento da modernização do Sul Global.