Festival MST
Segunda edição do Festival do MST: por Terra, Arte e Pão acontece hoje em Natal (RN)
Por Coletivo de Comunicação
Do MST Potiguar
Com entrada gratuita, atividade faz parte da II Fepafes
O Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) hoje, (09/11), a segunda edição do Festival do MST: Por Terra, Arte e Pão, em Natal. O evento acontece dentro da programação cultural da II Feira Potiguar da Agricultura Familiar e Economia Solidária, realizada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (SEDRAF).
“Estamos mais uma vez ocupando Natal e mostrando ao povo potiguar que o povo Sem Terra tem diversidade não só na produção de alimentos saudáveis, mas também na forma de fazer e enxergar a cultura, trazendo artistas da nossa base e também parceiros que defendem a pauta da reforma agrária, reconhecendo a importância e o tamanho da transformação social que tanto lutamos.” Enfatiza Morgana Souza, coordenadora do coletivo de comunicação e cultura do MST no Rio Grande do Norte.
Repleta de atividades culturais, culinária e comercialização de produtos da agricultura familiar de todas as regiões do estado, a feira acontece no Centro Administrativo do Estado a partir desta quinta-feira (7), com encerramento no sábado (9).
Uma oficina Samba de Coco com Renata Rosa, ocorre na sexta (8), das 16h às 19h. A presença da Cantora na programação marca seus 20 anos de carreira, e a experiência a ser repassada na na atividade segue a tradição dos mestres de terreiro, de poesia, de vocais cablocos e forças da natureza na musicalidade. Aqui, os instrumentos bajes, mineiros e pandeiros são bem vindos pelos participantes. As inscrições já estão esgotadas.
Fechando a programação com o festival do MST, sobem aos palcos, “Semente” e “Árvore”, atrações locais e nacionais, parceiras do Movimento Sem Terra não só no RN, mas em todo o Brasil. O evento começa às 15h, no palco Semente, sob o comando da banda potiguar Soul Rebel, passando por Tiquinha Rodrigues e pelo Maracatu Quilombo Nagô que vem em cortejo diretamente de João Pessoa (PB).
No palco Árvore as performances artísticas abrem às 18h, com discotecagem de DJ Samir. Em seguida, apresenta-se a multiartista Renata Rosa. A terceira atração é a cantora carioca Letrux, que retorna a Natal com apresentação de seu álbum “Letrux como Mulher Girafa”.
Para Matheus Mendes, do coletivo de cultura do MST no estado, os festivais do movimento surgem no sentido de levar a pautas camponesas da reforma agrária, alimentação saudável, agroecologia para dialogar com as cidades, firmando mais uma vez o compromisso com a diversidade e a cultura na Reforma Agrária Popular.
“Na nossa visão a agroecologia, agricultura familiar e reforma agrária são conceitos diversos. A diversidade cultural faz parte do âmago da nossa luta. Socializar a cultura significa compartilhar o que há de melhor, fruir a arte, construir o belo coletivamente. Nossa plataforma política da Reforma Agrária Popular reposiciona este elemento da cultura no centro dos debates e da tática política. Esta se transforma, portanto, numa forma potente de diálogo com toda a classe trabalhadora”, ressaltou Matheus.
Confira a programação cultural completa:
*Editado por Priscila Ramos