Palestina Livre!
Em defesa do povo palestino, movimentos realizam Marcha no Rio de Janeiro no próximo sábado (16)
Da Página do MST
Mobilização apoiada por mais de 300 organizações, a Marcha dos Povos “Palestina Livre do Rio ao Mar: Fora Imperialismo!” acontece sábado (16), no Rio de Janeiro (RJ), demarcando a posição dos movimentos do país em defesa do povo palestino durante o período do encontro dos chefes de governo e Estado para a Cúpula do G20 no Brasil.
A concentração no Posto 6 de Copacabana, a Marcha reunirá milhares de pessoas contra a grave crise humanitária e o genocídio que ocorrem na Palestina, além de exigir o imediato fim dos bombardeios e do bloqueio à Faixa de Gaza e do rompimento relações comerciais e diplomáticas do Brasil com Israel.
“Nos dias 18 e 19 de novembro, os olhos do planeta estarão voltados ao Brasil recebendo os chefes de Estado para a Cúpula do G20. É o momento de mostrar aos líderes do G20 quais são as verdadeiras reivindicações da população”, destaca trecho da convocação das organizações.
A Marcha aponta ainda a necessidade de priorização de políticas públicas para o povo, e com soluções concretas de enfrentamento à crise climática junto das comunidades e territórios, temas que surgem com centralidade nos debates da Cúpula do G20.
Com convocação ampla para a sociedade, a atividade no Rio soma-se ainda a agenda diversa de ações simbólicas pelo país em solidariedade ao povo palestino, na construção de uma permanente agenda unitária dos povos contra o genocídio praticado por Israel.
No chamado pela “Palestina Livre”, os manifestantes repudiam a ação do exército israelense que já assassinou mais de 42 mil pessoas, no massacre que completou um ano no último dia 7 de outubro, sendo a grande maioria dos assassinatos de crianças e mulheres, em uma ação que impossibilita a entrada de itens médicos e remédios básicos e bombardeio de hospitais.
*Editado por Fernanda Alcântara