Educação Emancipadora

Seminário debate Educação do Campo e propõe Mestrado no Ceará pelo PRONERA

Evento reúne universidades, professores e estudantes para dialogar sobre práxis educativa e pesquisas
Foto: Nayara Ribeiro

Por Lourdes Vicente*
Da Página do MST

Entre os dias 02 e 06 de dezembro de 2024, ocorreu na Escola de Ensino Médio do Campo Florestan Fernandes o Seminário Educação do Campo e Educação Popular: Encontros dialógicos na produção do conhecimento, com a participação de 100 estudantes e professores. O encontro teve como objetivo fortalecer as relações entre a Escola do Campo, universidades públicas e o Instituto Federal do Ceará (IFCE), por meio da partilha de saberes e socialização de pesquisas acadêmicas concluídas e em andamento.

Foto: Nayara Ribeiro

A atividade surgiu a partir do diálogo estabelecido pelas disciplinas Tópicos Especiais IV: Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo e Movimentos Sociais, ministradas no Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino (PPGEEN) da Universidade Estadual do Ceará (coordenado pelas professoras Sandra Gadelha e Diana Nara); Gramsci e a Formação de Professores, oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (coordenado pela professora Monkca Molina e pelo professor Luís Antonio Pasquetti); e o Curso de Especialização em Educação do Campo do IFCE, orientado pela professora Lourdes Vicente.

O seminário integrou o Encontro Diálogos Gramscianos na Formação de Educadores, envolvendo professores, pós-graduandos, egressos da Universidade de Brasília, Universidade Estadual do Ceará, IFCE, e educadores do campo ligados ao Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). O evento foi realizado na Escola de Ensino Médio do Campo Florestan Fernandes, localizada no Assentamento Santana, Monsenhor Tabosa (CE).

As ações dialógicas do seminário incluíram vivências nos espaços e tempos de construção da práxis na Escola do Campo, visitas à cooperativa Coopaguia, ao mercantil, à rádio comunitária, aos quintais produtivos, ao ponto de cultura, à unidade básica de saúde, ao museu e ao campo experimental da escola, além do diálogo com a comunidade local.

A programação também incluiu a devolutiva de pesquisas realizadas sobre o assentamento Santana, incluindo duas teses e uma dissertação de mestrado. O evento contou ainda com a participação do Curso de Licenciatura em Música do IFCE.

Foto: Nayara Ribeiro

*Lourdes Vicente é militante do MST e Professora do IFCE

**Editado por Fernanda Alcântara