Eleições 2024
Maíra do MST será diplomada como vereadora em cerimônia oficial e popular no Rio
Da Página do MST
Primeira vereadora eleita pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Rio de Janeiro, Maíra do MST (PT) será diplomada hoje (18). Após a cerimônia oficial, será realizada uma diplomação popular no Quilombo da Gamboa, na zona portuária, às 18h.
A historiadora de 29 anos foi eleita na esteira da renovação política que marcou a disputa municipal. A diplomação popular vai reafirmar, junto ao povo e aos movimentos sociais, o compromisso do mandato no combate à fome, com a alimentação saudável e a reforma agrária.
“O MST tem uma série de ferramentas – cozinhas comunitárias, hortas solidárias, etc – que podem contribuir tanto para a organização popular como para matar a fome”, disse ao Brasil de Fato após ser eleita com 14.667 votos.
Maíra é professora e historiadora pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), militante do Levante Popular da Juventude e do Movimento Brasil Popular. A jovem foi a única vereadora eleita pelo MST em uma capital.
Quem também marcará presença no evento é a deputada estadual Marina do MST, madrinha política de Maíra. “Eleger a primeira vereadora Sem Terra na cidade do Rio de Janeiro foi motivo de grande alegria para nós do MST, especialmente para mim, que agora terei uma grande parceira de luta na Câmara Municipal.”
Com essas duas potências atuando, o MST pretende avançar em políticas públicas de combate à fome, nos âmbitos estadual e municipal. “Vamos alinhar nossos esforços para continuar dando voz e vez aos movimentos sociais e populares. Tenho certeza de que a Maíra fará um excelente mandato”, disse Marina.
*Editado por Fernanda Alcântara