Reforma Agrária Popular
MST inicia reunião da sua Coordenação Nacional em Belém, PA
Da Página do MST
Nesta segunda-feira (20), iniciou-se a Reunião da Coordenação Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais. Ao todo, cerca de 400 dirigentes estão em Belém, PA, debatendo até a próxima sexta-feira (24) os rumos da organização em 2025. Ao longo da semana, temas como a questão agrária, ambiental, a conjuntura nacional e internacional serão abordados pela militância.
“É a primeira vez que a Coordenação Nacional se reúne na Região Amazônica”, afirma João Paulo Rodrigues, da direção nacional do MST. De acordo com Rodrigues, a escolha tem um motivo central. “No último período, o Pará será um importante espaço de debates em escala mundial sobre a crise ambiental e queremos aprofundar nosso debate sobre este tema”, explicou.
Além do tema ambiental, a militância deverá debater a posição do Movimento relacionado a temas internacionais, como a relação com a Venezuela e Palestina, em relação ao Governo Federal, além de definir sua agenda política para 2025. Na sexta-feira (24), às 13h, a reunião deve terminar com um Ato Político, com a participação de parlamentares, dirigentes de organizações populares, representantes do Governo Federal, entre outros.
A reunião ocorre no mesmo estado onde, há 29 anos, o Massacre de Eldorado dos Carajás vitimou 21 Sem Terra. “Aquele Massacre, que rasgou nossa alta, também nos fez continuar lutando”, declarou Jane Cabral, da direção nacional do MST.
Atualmente, o Pará conta com cerca de 4 mil famílias assentadas e mais de 15 mil acampadas. “Esta é a terra da Cabanabem, da Balaiada, invadida pelos europeus, fazendo com que os parentes indígenas não tivessem outra saída que não seja lutar pela sua terra”, lembrou a dirigente.
*Editado por Fernanda Alcântara