Reforma Agrária Popular

MST inicia reunião da sua Coordenação Nacional em Belém, PA

Cerca de 400 dirigentes de todo país se encontram para debater os rumos do Movimento em 2025
Foto: MST

Da Página do MST

Nesta segunda-feira (20), iniciou-se a Reunião da Coordenação Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais. Ao todo, cerca de 400 dirigentes estão em Belém, PA, debatendo até a próxima sexta-feira (24) os rumos da organização em 2025. Ao longo da semana, temas como a questão agrária, ambiental, a conjuntura nacional e internacional serão abordados pela militância. 

“É a primeira vez que a Coordenação Nacional se reúne na Região Amazônica”, afirma João Paulo Rodrigues, da direção nacional do MST. De acordo com Rodrigues, a escolha tem um motivo central. “No último período, o Pará será um importante espaço de debates em escala mundial sobre a crise ambiental e queremos aprofundar nosso debate sobre este tema”, explicou.

Além do tema ambiental, a militância deverá debater a posição do Movimento relacionado a temas internacionais, como a relação com a Venezuela e Palestina, em relação ao Governo Federal, além de definir sua agenda política para 2025. Na sexta-feira (24), às 13h, a reunião deve terminar com um Ato Político, com a participação de parlamentares, dirigentes de organizações populares, representantes do Governo Federal, entre outros. 

A reunião ocorre no mesmo estado onde, há 29 anos, o Massacre de Eldorado dos Carajás vitimou 21 Sem Terra. “Aquele Massacre, que rasgou nossa alta, também nos fez continuar lutando”, declarou Jane Cabral, da direção nacional do MST. 

Atualmente, o Pará conta com cerca de 4 mil famílias assentadas e mais de 15 mil acampadas. “Esta é a terra da Cabanabem, da Balaiada, invadida pelos europeus, fazendo com que os parentes indígenas não tivessem outra saída que não seja lutar pela sua terra”, lembrou a dirigente.

Foto: MST

*Editado por Fernanda Alcântara