Luta pela Terra

MST realiza Ato Político de Compromisso com a Reforma Agrária Popular e o Brasil

Atividade reúne mais de 400 dirigentes do MST, além de representantes do Governo Federal, universidades, parlamentares e militantes de organizações populares
Foto: Laís Alanna

Da Página do MST

Na manhã desta sexta-feira (24), a partir das 10h, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terrта (MST) realiza o Ato Político de Compromisso com a Reforma Agrária Popular e com o Brasil, no Parque dos Igarapés, em Belém (PA).

O ato conta com a participação de mais de 400 dirigentes do MST, além de representantes do Governo Federal, de universidades, parlamentares e militantes de organizações populares. Estão confirmadas a presença de representantes da Secretaria-Geral da Presidência da República, Ministério da Saúde, da Igualdade Racial e da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário. 

“Queremos com esse ato estar ao lado dos nossos aliados e parceiros para tornar público os nossos compromissos com o país no próximo período”, afirma Ceres Hadich, da direção nacional do MST. Hadich ainda aponta que o ato servirá como ponto de partida para um ano importante para o Movimento. “Este ano teremos o debate ambiental na centralidade e isto está diretamente ligado ao tema da Reforma Agrária Popular, a qual queremos reafirmar, por meio das nossas lutas, como uma agenda necessária para enfrentarmos a crise ambiental”, aponta. 

Foto: Laís Alanna

Os dirigentes do MST estão reunidos desde a última segunda-feira (20), em sua Coordenação Nacional. Esta é a primeira vez que o coletivo se reúne na capital do Pará. Os militantes estão realizando debates e reflexões sobre a luta pela terra para os próximos períodos. 

O ato também será de denúncia aos massacres no campo e a brutal execução dos militantes Valdir Nascimento e Gleison Barbosa, assassinados em Tremembé (SP), no dia 10 de janeiro deste ano.