Formação e Planejamento

XVI Semana Pedagógica Fortalece a Educação do Campo no Ceará

Evento reúne educadores, estudantes e representantes do MST para analisar o cenário político, aprimorar práticas pedagógicas e planejar ações para 2025
Foto: Comunicação MST

Por Aline Oliveira
Da Página do MST

Na tarde desta segunda-feira (10) teve início a XVI Semana Pedagógica das escolas de ensino médio e profissional do campo das áreas de Reforma Agrária do Ceará. O evento, realizado anualmente nos meses de janeiro ou fevereiro, é uma iniciativa do Movimento dos Trabalhadores/as Rurais Sem Terra (MST) e conta com o apoio da Secretaria de Educação (SEDUC), por meio da Coordenadoria de Educação Escolar Indígena, Quilombola e do Campo (COCIQ). A formação está sendo realizada na Escola Filha da Luta Patativa do Assaré, localizada no assentamento Santana da Cal, em Canindé, Ceará.

A XVI Semana Pedagógica conta com a participação de mais de 300 pessoas, incluindo educadores/as, educandos/as, gestores, técnicos da Secretaria de Educação do estado, representantes das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (CREDEs), militantes e dirigentes do MST.

A formação tem como objetivo analisar a conjuntura política nacional e internacional, atualizar e fortalecer a concepção de educação do campo e a pedagogia do movimento, estudar os fundamentos do projeto político-pedagógico das escolas, trocar experiências entre as escolas e fazer um balanço das ações de 2024, apontando os desafios para 2025.

Fotos: Comunicação MST

A dirigente do setor de educação do Ceará, Dinara Nascimento, comenta: “A semana pedagógica é um espaço que vamos aproveitar para refletir sobre os desafios e conquistas do último ano, planejar as ações futuras e reafirmar o nosso compromisso com a educação do campo como ferramenta de transformação social, para que possamos seguir firmes na defesa do nosso projeto de educação do campo”.

A programação inclui debates sobre a conjuntura política e agrária nacional e internacional, o tema do MST e a Escola, o debate sobre o ensino médio do campo integrado e politécnico, planejamento das ações de 2025 e oficinas formativas em diversas áreas do conhecimento, além de noites com exposições das escolas, jornada socialista e atividades culturais.

Adonias Gomes, educador da escola Filha da Luta Patativa do Assaré, destaca a importância de participar da semana pedagógica: “A semana pedagógica tem um papel fundamental na formação e na preparação de nós educadores e de todo corpo técnico das escolas do campo para o ano letivo”.

Nohemy Rezende, coordenadora da COCIC, compartilha suas impressões sobre a formação: “Pra mim, a semana pedagógica é uma representação social, política e ideológica da resistência do campo, em favor de uma educação que de fato consiga dialogar com os interesses e as necessidades da educação do campo, dos povos do campo, das populações do campo que insistem e teimam em resistir”.

Renata Pinto, da Coordenação da Crede 7, também destaca a importância do evento: “A semana pedagógica se torna imprescindível, importante porque é um marco inicial para as atividades letivas, é um momento em que fazemos nossas reflexões, trocamos experiências e fortalecemos as práticas pedagógicas”.

*Editado por Solange Engelmann