Educação

MST lança Jornada de Alfabetização no Nordeste com Formação dos Educadores da EJA, em PE

 Foto: Glauber Souza 

Por Andressa Nascimento
Da Página do MST

Deu início no Centro de Formação Paulo Freire, em Caruaru, neste domingo, dia 16 de fevereiro, a Jornada de formação para os alfabetizadores que irão atuar no Pacto pela Superação do Analfabetismo em áreas de Reforma Agrária do Nordeste. A atividade inicia com muita mística e simbologia.

A formação conta com mais de 240 pessoas, entre alfabetizadores e coordenadores de turmas, que estarão alfabetizando camponesas e camponeses no estado de Pernambuco. São mais de 210 turmas que estarão funcionando em áreas de acampamento e assentamento da Reforma Agrária em Pernambuco.

Foto: Glauber Souza

Neste ano, a meta é alfabetizar mais de 3.000 trabalhadores e trabalhadoras do Movimento Sem Terra. A formação pauta a organicidade política, agrária, pedagógica e cultural nas áreas de Reforma Agrária, para além de ajudar aqueles e aquelas que não conseguiram se alfabetizar na idade adequada, que no futuro próximo terão a oportunidade da leitura da palavra e do mundo.

Para Flávia Tereza, da direção nacional do MST, a importância de um programa de alfabetização para áreas de assentamentos e acampamentos é clara. “O MST faz um trabalho há 41 anos na luta pela terra, e na luta pela terra a gente foi compreendendo que tinha outros direitos para poder alcançar, outras cercas a serem quebradas, e uma delas é a cerca do analfabetismo… Do jeito que o MST luta pela terra, luta pela educação”, destacou Flávia.

Foto: Glauber Souza

A dirigente do setor de educação estadual e do coletivo LGBTI+ Sem Terra enfatizou ainda a expectativa de uma formação e capacitação voltada para a educação dentro do MST. Confira: “Esse processo vai para além da alfabetização. Nesse processo, a gente ganha muita gente para a luta… Muitos educadores passam a conhecer melhor o Movimento e a seguir na luta em outros processos… É aumentar o número de pessoas que apoiam a Reforma Agrária”, relatou Tereza.

A formação se estenderá por praticamente toda essa semana, finalizando na próxima sexta (21). Os educadores e coordenadores, após a capacitação, terão como missão alfabetizar nosso povo dentro dos elementos teóricos e práticos da nossa Pedagogia.

*Editado por Fernanda Alcântara