Saúde

Saúde é a capacidade de lutar contra tudo que nos oprime

O 14º Acampamento das Mulheres do Campo e da Cidade reafirmou a saúde como resistência, com atendimentos médicos, vacinação e práticas populares

Foto: Equipe de Comunicação do Acampamento Estadual de Mulheres do Campo e da Cidade

Por Cadu Souza, do Coletivo de comunicação do MST-BA
Da Página do MST

Durante o 14º Acampamento Estadual das Mulheres do Campo e da Cidade, realizado de 28 a 30 de março de 2025, em Salvador, a saúde das participantes foi um dos eixos centrais da mobilização. Com o tema “Mulheres em luta, em defesa dos nossos corpos e territórios, contra o agronegócio e pelo Bem Viver!”, o evento contou com diversas frentes de atendimento e cuidado, promovidas pelo setor de saúde do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e pelo Governo do Estado da Bahia.

A assistência em saúde esteve presente em diferentes espaços, oferecendo desde exames preventivos e imunização até terapias populares e tradicionais. A coordenadora de enfermagem do Hospital da Mulher de Salvador, Bárbara Aguiar, destacou a importância dos atendimentos ginecológicos realizados no acampamento.

“Estamos aqui com uma sala de preventivo, trazendo para as mulheres participantes esse serviço essencial. O exame preventivo permite o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero e orientação sobre cuidados ginecológicos. Ao longo dos três dias de evento, cerca de 30 mulheres foram atendidas diariamente. Essa ação é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Saúde (SESAB).” Ressalta Bárbara Aguiar.

Foto: Equipe de Comunicação do Acampamento Estadual de Mulheres do Campo e da Cidade

Já na área de imunização, a meta foi ampliar a cobertura vacinal e garantir o acesso a populações que encontram dificuldades para se vacinar em seus territórios. Felipe Alcântara, da coordenação de imunização da SESAB, explicou a dinâmica do atendimento.

“Estamos atuando aqui desde sexta-feira com dois focos principais, ampliar a cobertura vacinal no estado e garantir acesso às vacinas para quem tem dificuldade de se imunizar em suas comunidades. Oferecemos a vacina contra a influenza, destinada a grupos prioritários como idosos, professores e profissionais de saúde, além da atualização do cartão vacinal, e outras vacinas também. Fazemos o cadastro e consulta pelo CPF, garantindo que todas saiam daqui devidamente imunizadas.”

Além dos serviços convencionais de saúde, o acampamento também contou com o Espaço de Cuidado Dona Gracinha, baseado em práticas populares e tradicionais. Edinaldo Corrêa, do setor de saúde do MST-BA, reforçou a relevância dessas terapias no cuidado integral das mulheres.

Foto: Equipe de Comunicação do Acampamento Estadual de Mulheres do Campo e da Cidade

“Montamos três espaços de atendimento e cuidado em saúde, trazendo práticas milenares e populares como ventosa, acupuntura, escalda-pés, auriculoterapia, chás e massagens com pedras quentes. Esses espaços são fundamentais para acolher, escutar e cuidar das nossas companheiras. Paralelamente, contamos com a presença do Hospital da Mulher e da SESAB, que ofereceram exames preventivos, vacinação e testagem rápida para HIV e sífilis. Quem recebe um diagnóstico positivo já sai daqui com encaminhamento para atendimento especializado.”

A parceria entre os movimentos sociais e o Governo do Estado reforça o compromisso com a saúde pública e com a ampliação do acesso aos serviços de qualidade para as populações do campo e da cidade. “Essas ações são essenciais para fortalecer a saúde popular e garantir que as políticas de saúde cheguem a quem mais precisa”, concluiu Edinaldo Corrêa.

Foto: Equipe de Comunicação do Acampamento Estadual de Mulheres do Campo e da Cidade

O 14º Acampamento Estadual das Mulheres do Campo e da Cidade reafirmou que cuidar da saúde é também um ato de resistência. Em tempos de ameaças aos direitos sociais, garantir acesso à prevenção, ao tratamento e às práticas de cuidado é fundamental para a construção de um futuro mais justo, solidário e saudável para todas.

*Editado por Gabriel Vargas