Meio Ambiente
Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos visita agrofloresta em Nova Santa Rita, no RS
Sistemas agroflorestais combinam árvores com culturas agrícolas, permitindo conciliar a atividade produtiva com a conservação do meio-ambiente

Do Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul
O Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FGCIA) realizou uma visita técnica a uma agrofloresta no assentamento Itapuí Meridional, em Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre, como parte da programação da primeira reunião realizada este ano. O encontro ocorreu no último dia 14, na Sede da Associação dos Juízes do RS (Ajuris), na capital.
Durante a visitação, as procuradoras da República Suzete Bragagnolo e Ana Paula Carvalho de Medeiros, ao lado do procurador do Trabalho Noedi Rodrigues da Silva – integrantes da coordenação do Fórum – puderam conhecer de perto a iniciativa, que é um sistema que combina árvores, cultivos agrícolas e animais em um mesmo espaço, preservando a biodiversidade e garantindo a produção sem o uso de agrotóxicos.

O grupo do Fórum foi recebido por Olímpio Bobzik e Azilda Ristow. Eles trabalham no local, mantendo uma diversidade de cultura agroecológica, como morangos, aipim, banana, cana de açúcar e ervas medicinais. Olímpio referiu que a nascente de água que existe no lote era imprópria para consumo quando foi instituído o assentamento, e a agrofloresta a transformou em uma fonte de água potável.
Suzete e Ana Paula esclarecem que a visita objetivou proporcionar aos participantes a experiência de conhecer a produção sustentável de uma agrofloresta. “Os sistemas agroflorestais combinam árvores com culturas agrícolas”, destacam as procuradoras, “o que permite a conciliação da atividade de produção de alimentos livres de agrotóxicos com a conservação do meio ambiente”.
Os integrantes do FGCIA também acompanharam, no mesmo dia 14, a apresentação do “Projeto IA aeroagrícola”, por servidores do Ministério da Agricultura (MAPA). Trata-se de uma iniciativa visando à melhoria da fiscalização da pulverização de agrotóxicos por via aérea.
Iniciativa multidisciplinar – O Fórum Gaúcho de Combate ao Impacto dos Agrotóxicos é uma iniciativa multidisciplinar que reúne entidades como o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público Estadual (MPRS) para combater os efeitos danosos de produtos agrotóxicos para a população e os recursos naturais.
Formado por 80 instituições, é coordenado pelo procurador do Trabalho Noedi Rodrigues da Silva, tendo como adjuntas as procuradoras da República Ana Paula Carvalho de Medeiros e Suzete Bragagnolo (MPF), a procuradora de Justiça Ana Maria Moreira Marchesan (MPRS), além do engenheiro agrônomo Leonardo Melgarejo, representante da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA).