Feira do MST
Atos políticos celebram dez anos da Feira Nacional da Reforma Agrária em São Paulo
Na sua 5ª edição, evento celebra a Reforma Agrária Popular entre quinta (8) e domingo (11), no Parque da Água Branca

Da Página do MST
Entre os dias 8 e 11 de maio, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realiza a 5ª Feira Nacional da Reforma Agrária, que acontece no Parque da Água Branca, na zona oeste da capital paulista, com programação gratuita das 8h às 21h.
Com mais de 500 toneladas de alimentos saudáveis e 1.800 tipos diversos de produtos, incluindo alimentos in natura e beneficiados, a Feira vai ofertar, para o público em geral, o que há de melhor dos frutos da agricultura familiar e camponesa de acampamentos e assentamentos das áreas de Reforma Agrária de 23 estados e do Distrito Federal, organizadas a partir de coletivos, cooperativas e agroindústrias.
Na abertura do evento ocorre a coletiva de imprensa a partir das 10h, no Espaço da Cooperação e Alimentos Saudáveis (Casa Ana Primavesi). Em seguida haverá o ato político de abertura da Feira que inicia às 11h, no auditório Paulinho Nogueira, com a presença dos ministros Márcio Macedo, da Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR); Celso Sabino do Ministério do Turismo (MTur); Gleisi Hoffmann da Secretaria de Relações Institucionais (SRI); e Paulo Teixeira do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
Entre os principais atos políticos do evento, ocorre o Ato de Lançamento de Produtos da Reforma Agrária Popular, na sexta-feira (9), às 13h30, no Espaço da Cooperação e Alimentos Saudáveis (Casa Ana Primavesi); também na sexta-feira às 16h30, acontece o Ato MST Cultivando a Solidariedade, com a doação de 25 toneladas de alimentos para 50 comunidades vulneráveis da grande São Paulo. No sábado (10), às 10h acontece a Conferência “Agroecologia: produzir alimentos e enfrentar a crise climática”, no Palco Arena. E no domingo (11), às 11h, terá o Ato de Solidariedade Internacionalista, no auditório Paulinho Nogueira, com a presença dos embaixadores de Cuba, Venezuela e da República do Saara Ocidental.
Além dos atos políticos, o evento conta com shows e manifestações culturais diversas; com a produção de alimentos saudáveis, a oferta de mais de 100 pratos regionais de todas as grandes regiões do país, no espaço Culinária da Terra; bem como, haverá uma programação de oficinas e seminários; o espaço literário da Expressão Popular; Espaço da Saúde e práticas integrativas; e a área expositiva do Plano Nacional Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis, trazendo a multiplicidade de sementes crioulas e mudas de plantas ornamentais, medicinais e frutíferas.
A realização do evento tem apoio do Governo Federal, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Fundação Banco do Brasil, da Casa Brasileira, da União Nacional das Cooperativas da Reforma Agrária Popular do Brasil (Unicrab), do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura e de Turismo de São Paulo, do Parque da Água Branca, da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) e do Governo do Estado do Ceará.
Confira a Programação completa: https://mst.org.br/especiais/feira-nacional-da-reforma-agraria-2025/
Serviço:
5ª Feira Nacional da Reforma Agrária
8 a 11 de maio das 8h às 21h
Parque da Água Branca – Av. Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca, São Paulo – SP
*Editado por Solange Engelmann