Cultura Popular

Espaço Cultural Elza Soares do MST e Inimigos do Batente inauguram série “O Samba da minha Terra”

No sábado (24), Fabiana Cozza e Toninho Nascimento são os primeiros homenageados da série de almoços para celebrar a tradição dos pagodes, com música, conversa e comida. A entrada é gratuita

Roda de samba Inimigos do Batente. Foto: Divulgação

Da Página do MST

São Paulo (SP) – Na série “O Samba da minha Terra”, uma parceria entre o MST e a roda de samba dos Inimigos do Batente, os cultores do Samba são convidados a se reunir num grande almoço festivo em homenagem a personalidades destacadas na produção e difusão do gênero. No cardápio, não poderia faltar uma deliciosa feijoada, preparada pela Cozinha Escola Dona Ilda, do MST; boa conversa sobre os temas candentes no universo da produção cultural popular e, claro, roda de Samba dos Inimigos do Batente com um repertorio que faz um passeio pela produção musical do gênero. 

“O samba é, por sua essência, um movimento coletivo, ele existe exatamente na partilha, na troca de saberes, na tradição passada pela oralidade, no encontro dos mais velhos com os que estão chegando agora”, destacou a produtora e musicista Mari Tavares, da coordenação do Espaço Cultural Elza Soares. 

Fernando Szegeri, dos Inimigos do Batente, lembra que “o pagode, a festa de Samba por excelência, sempre foi a junção de comida, conversa e música. É disso que é feito esse rito fundamental que é a base da nossa cultura, do nosso jeito de inventar a vida”. 

Samba militante 

“O Samba da minha Terra” dá continuidade a uma parceria iniciada no Dia Nacional do Samba de 2024 que se comemora no dia 2 de dezembro. Na ocasião, os Inimigos do Batente comemoraram a efeméride no Espaço Cultural Elza Soares juntamente com os 25 anos de trajetória da roda, completados ano passado. 

“O Espaço Cultural Elza Soares tem muita afinidade com o samba e de outro lado, a roda dos Inimigos do Batente sempre esteve em sintonia com as lutas populares. O Samba da minha Terra celebra essa parceria e se apresenta como uma opção cultural para o público de São Paulo e promove a reflexão sobre as lutas e desafios dos trabalhadores e trabalhadoras do samba”, completou Szegeri. 

“Será um momento de partilhar uma grande mesa comum simbólica, onde o comer, o beber e o conversar fazem a ante-sala para a roda de samba propriamente dita, que estará a cargo dos Inimigos do Batente”, completou Mari Tavares. 

Das homenagens e dos homenageados 

Nessa primeira edição, à mesa para receberem a deferência estarão a cantora paulista Fabiana Cozza e o consagrado compositor Toninho Nascimento, paraense radicado no Rio de Janeiro. 

Fabiana é formada em música popular, teoria musical e prática de grupo pela Universidade Livre de Música Tom Jobim (atual Emesp) e em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), além de mestre em fonoaudiologia pela PUC-SP e atualmente doutorando em música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

É considerada como uma das maiores intérpretes de sua geração, sendo laureada por duas vezes no prêmio Melhor da Música Brasileira, em 2012 e 2018, além de indicada a outros prêmios, como o TIM Music Awards, Prêmio Rival Petrobras, ambos em 2005, e ao Prêmio da Música Brasileira de 2024, como melhor intérprete. 

Toninho Nascimento é um dos maiores baluartes vivos do Samba, guardião de um sem números de histórias preciosas, com centenas de composições gravadas pelos mais importantes intérpretes brasileiros como Elza Soares, Elizeth Cardoso, Roberto Ribeiro, Beth Carvalho, Paulinho da Viola, Maria Bethânia, Alcione entre outros. Fez lendária parceria com Romildo, com quem compôs clássicos do repertório de Clara Nunes, como Conto de areia e Deusa dos Orixás

Sobre o Espaço Elza Soares 

O Espaço Cultural Elza Soares é um espaço cultural de caráter independente, educativo, multiplicador, de produção e difusão cultural. Oferece uma ampla gama de atividades, nas mais variadas linguagens artísticas, como teatro, cinema e audiovisual, música, culinária, artes visuais, esportes e diversas práticas integrativas de bem-estar. Possui também uma ampla programação de culinária intitulada “Culinária da Terra”, com pratos típicos regionais que trazem para o concreto o debate sobre alimentação saudável e a comida como direito humano fundamental.. Além disso, o Espaço já abrigou feiras de livros que promovem a literatura periférica e regional, oficinas de artes visuais que incentivam a criatividade e expressão artística, e muitas outras atividades que reforçam o protagonismo das comunidades do campo e das periferias, viabilizando a circulação da cultura material e não material desses agentes culturais. 

Inimigos do Batente – Fundada pelos músicos Railidia ( voz), Fernando Szegeri ( voz) e Paulinho Timor ( percussão), a roda de samba dos Inimigos do Batente comemorou 25 anos em 2024, 20 dos quais realizando apresentações regulares no bar Ó do Borogodó, um dos mais representativos redutos do samba e choro em São Paulo. 

A formação atual dos Inimigos do Batente é um pouquinho de Brasil, de periferia, de diversidade de ofícios que convergem na paixão pelo samba e pela roda de samba. São equilibristas entre o viver de música e a realidade que bate à porta. São Inimigos do Batente a paraense Railídia, jornalista e cantora; Fernando Szegeri, escritor e cantor;

Paulinho Timor, produtor e percussionista; Hélio Guadalupe, carioca, funcionário público e cavaquinista; Luiz Tiobi, sete cordas, de família de músicos do interior de São Paulo; Dil Bandeco, metalúrgico e pandeirista; Koka Pereira, produtor, educador musical e percussionista. 

Nesse quarto de século, a roda recebeu sambistas de diversas gerações e procedências como .Wilson Moreira, Monarco, Xangô da Mangueira, Beth Carvalho, Nei Lopes, Wilson das Neves, Moacyr Luz, Tia Surica, Noca da Portela, Dona Inah, Carlão do Peruche, Fabiana Cozza, entre tantos outros. Também apresentaram-se em espetáculos ao lado de monstros sagrados como Paulo Vanzolini, Leci Brandão e Alaíde Costa, bem como das legendárias Velhas Guardas do Camisa Verde-e-Branco (madrinha do grupo) e da Portela. 

Serviço 

O Samba da minha Terra: Inimigos do Batente homenageiam Toninho Nascimento e Fabiana Cozza 
Dia: 24 de maio de 2025 
Horário: Das 12h00 às 17h00. 
Local: Espaço Cultural Elza Soares – Alameda Eduardo Prado, 474 – Campos Elíseos Entrada: gratuita. Almoço e bebidas vendidas no local.