Avicultura Saudável

Cooperativa da Reforma Agrária inaugura agroindústria de ovos caipiras e orgânicos

Galinhas ao ar livre. Foto: Alex Sandro Melo de Lima

Por Setor de Comunicação MST-PR
Da Página do MST

Nesta quinta-feira, dia 10, a Cooperativa de Comercialização Camponesa Vale do Ivaí (COCAVI) inaugura oficialmente sua Unidade de Beneficiamento de Ovos e Derivados, em Jardim Alegre, região centro do Paraná. Será a primeira agroindústria de ovos orgânicos em áreas de Reforma Agrária do estado. O empreendimento consolida o projeto de Avicultura Sustentável desenvolvido com base na Reforma Agrária, no cooperativismo e na agroecologia.

A produção da nova agroindústria integra a marca Campo Vivo — referência estadual da produção camponesa e agroecológica da Reforma Agrária — que produzirá ovos caipira e ovos caipira orgânicos, com práticas sustentáveis que respeitam a natureza, o território e a vida. 

A inauguração deve reunir trabalhadores e trabalhadoras do campo, representantes da Direção Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), da Itaipú Binacional, do Consórcio CID Centro, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), Programa Paraná Mais Orgânico (PMO), INCRA Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária Paraná (INCRA-PR). O evento acontece na sede da cooperativa, na área urbana de Jardim Alegre, nesta quinta-feira, a partir das 15h30.

Os aviários cumprem os critérios para produção orgânica, com espaço externo para as galinhas. Fotos: Arquivo Cocavi

Segundo o Engenheiro Agrônomo e Cooperado, André Luiz Lazzarin, a iniciativa vai além da geração de emprego e renda. “O Projeto de Avicultura Sustentável visa ser um empreendimento solidário de impacto regional, focado na melhora da qualidade de vida de famílias agricultoras”.

A expectativa é de que a Unidade de Beneficiamento de Ovos atenda cooperados e cooperadas de 33 municípios da área de atuação do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Rural e Sustentável para o Desenvolvimento Rural e Urbano Sustentável da Região Central do Estado do Paraná (Cidcentro). A projeção é que, em breve, a Unidade conquiste a autorização para comercializar produtos em qualquer estado da Federação.

Assembleia com cooperados. Foto: Daniela Bueno

Pedro Henrique, produtor de ovos orgânicos e presidente da cooperativa, comenta: “Essa atividade vem como mais uma fonte de possibilidades de produção para as famílias agricultoras das áreas de Reforma Agrária e áreas da Agricultura Familiar aqui da região do Vale do Ivaí. É um sistema de produção onde a mão-de-obra, pode ser mais facilitada, permitindo que jovens, mulheres e idosos participem da produção”. 

A conquista da agroindústria é resultado de um esforço coletivo na construção de um projeto popular de desenvolvimento regional, que também expressa a força do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que há mais de 40 anos atua na organização da produção da agricultura familiar no estado. Hoje, o MST conta com mais de 30 cooperativas no Paraná e 180 em todo o país.

Mais do que celebrar uma estrutura física, o ato de inauguração é também um momento de afirmação política do projeto camponês e popular de produção de alimentos, da resistência aos retrocessos e da defesa de uma agricultura que coloque a vida acima do lucro.

COCAVI: 16 anos de trabalho cooperado

Loja agropecuária e mercearia da COCAVI na comunidade Central do assentamento 8 de Abril. Foto: Ana Clara Garcia Lazzarin

Fundada em dezembro de 2009 por camponeses e camponesas do Assentamento 8 de Abril, em Jardim Alegre, a Cooperativa de Comercialização Camponesa Vale do Ivaí (COCAVI) nasceu como fruto da organização coletiva construída no chão da Reforma Agrária. O que começou com apenas 26 sócios-fundadores, hoje abrange 348 pessoas cooperadas em oito municípios do Vale do Ivaí.

Além de ser uma referência na comercialização dos produtos camponeses para os cooperados, a cooperativa organiza a produção e beneficiamento de alimentos saudáveis e agroecológicos, como hortifrútis, panificados, ovos caipiras, leite e derivados. 

A COCAVI participa ativamente de políticas públicas de abastecimento popular, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Por meio do PNAE, alimentos agroecológicos produzidos nos assentamentos abastecem 29 escolas em oito municípios da região, garantindo merenda escolar saudável e livre de venenos para milhares de crianças.

A cooperativa também se vincula com entidades públicas e privadas no território em aspectos que vão além da comercialização, como a participação em de espaços de discussão, formação e decisão no município e na sub-região do Vale do Ivaí. Entre os espaços de participação estão o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), o Grupo Território do Vale do Ivaí, Conselho de Meio Ambiente,  Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), eventos de associações, escolas e instituições educativas na região.

Com a inauguração da nova Unidade de Beneficiamento de Ovos, a COCAVI dá mais um passo na consolidação de um modelo de produção baseado na solidariedade, na partilha, no trabalho coletivo e na agroecologia.