Agroecologia

Quilombo Campo Grande recebe a 14ª Festa das Sementes Orgânicas e Biodinâmicas

Festa será realizada em 26 de julho; neste ano, a anfitriã é a Cooperativa dos Camponeses Sul Mineiros (Camponesa), fundada em 2012 pelo MST (MG)

A cada edição, um núcleo participante da Central das Associações de Produtores Orgânicos do Sul de Minas (Orgânicos Sul de Minas) hospeda o evento. Foto: Tatiana Plens.

Tatiana Plens*
Da Página do MST

Durante o dia 26 de julho, o Assentamento Quilombo Campo Grande, localizado em Campo do Meio (MG), sediará a décima quarta edição da Festa das Sementes Orgânicas e Biodinâmicas do Sul de Minas.

Realizada desde 2011, a Festa é um espaço de partilha de sementes e saberes cultivados a partir do manejo orgânico e biodinâmico, e tem como objetivo fortalecer a rede de guardiãs e guardiões de sementes do Sul de Minas, além de contribuir com a preservação da diversidade de espécies e variedades vegetais na região.

A cada edição, um núcleo da Central das Associações de Produtores Orgânicos do Sul de Minas (Orgânicos Sul de Minas) hospeda a Festa, em uma cidade da região do Sul mineiro. Neste ano, a anfitriã é a Cooperativa dos Camponeses Sul Mineiros (Camponesa), fundada em 2012 pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), e sediada no município de Campo do Meio.

Em 2024, a 13° edição foi sediada em Estiva/MG. Foto: Tatiana Plens.

Para Jailson Lima da Cruz, do setor de produção do MST, a realização da festa no Quilombo Campo Grande está alinhada com o processo de transição agroecológica em curso no assentamento. “Trazer sementes boas, crioulas, agroecológicas e até orgânicas e receber uma festa com a dimensão daquilo que a gente vem trabalhando, que é a agroecologia, tem uma importância muito grande”, avalia.

Programação

Neste ano, a Cooperativa dos Camponeses Sul Mineiros (Camponesa), do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), sediará o evento no Assentamento Quilombo Campo Grande. Foto: Tatiana Plens.

A programação desta edição inclui café solidário, abertura de boas vindas e ciranda das sementes. Serão ministradas oficinas sobre raças crioulas, fitoterápicos, abelhas nativas, biorreator popular, mudanças climáticas e saúde integral, bioinsumos, e educação alimentar e nutricional.

O evento ainda traz um mutirão de plantio de mandala de sementes, irá proporcionar uma visita de campo a lotes e ao campo de produção de camomila do Coletivo de Mulheres Raízes da Terra, e realizrá a tradicional Feira de Troca de Sementes. Em reconhecimento de sua importância para a vida e a sociedade, guardiões e guardiãs de sementes serão homenageados no evento.

Durante todo o dia, também haverá ciranda para as crianças e uma feira de produtos orgânicos e agroecológicos.

Cartaz de divulgação da programação do 14ª Festa das Sementes Orgânicas e Biodinâmicas do Sul de Minas

Como participar

A inscrição para o evento é gratuita e pode ser realizada de forma antecipada, clicando aqui. As inscrições para as oficinas são limitadas e devem ser realizadas no dia do evento. 

A 14ª Festa das Sementes Orgânicas e Biodinâmicas do Sul de Minas será realizada na Escola Popular de Agroecologia Eduardo Galeano, no Assentamento Quilombo Campo Grande, na zona rural de Campo do Meio/MG.

A equipe de organização está recebendo contribuições voluntárias, de qualquer valor, para o apoio no custeio dos gastos de realização da festa. A contribuição pode ser realizada através da chave pix: [email protected].

Serviço

14° Festa das Sementes Orgânicas e Biodinâmicas do Sul de Minas

🗓️ Quando: sábado, 26 de julho de 2025
⏰ Horário: 8h às 16h
🚩 Onde: Escola Popular Eduardo Galeano, Assentamento Quilombo Campo Grande em Campo do Meio/MG
🗺️ Clique aqui para acessar o mapa com orientações da localização.

Saiba mais, neste link.

Cartaz de divulgação: 14ª Festa das Sementes Orgânicas e Biodinâmicas do Sul de Minas

*Polo Agroecológico do Sul e Sudoeste de Minas
**Editado por Pamela Oliveira