Comida de Verdade
Rede de Armazém do Campo do MST completa 9 anos com festividades em São Paulo
Neste sábado (02), a rede de produtos da Reforma Agrária Popular do país celebra seu aniversário com formação política, cultura popular e alimentos agroecológicos

Da Página do MST
Nesta quarta-feira, 30 de julho, a Rede Armazém do Campo completa nova anos de existência. Para marcar quase uma década de construção coletiva, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realiza no próximo sábado (02), uma importante celebração na unidade do Armazém do Campo de São Paulo. A programação reúne formação política, cultura popular e os sabores dos territórios da Reforma Agrária Popular.
Criada em 2016, como desdobramento da Feira Nacional da Reforma Agrária, a Rede Armazém do Campo nasce com um objetivo nítido: fortalecer o vínculo entre campo e cidade, por meio da comercialização de alimentos saudáveis e da difusão do projeto político construído nos assentamentos da Reforma Agrária. Em menos de uma década, os Armazéns se tornaram referência nacional, a maior rede especializada em produtos oriundos da Reforma Agrária e da agricultura familiar camponesa.

Os Armazéns são espaços políticos, culturais e formativos. Segundo Ademar Ludwig, da coordenação nacional da Rede, a criação dos Armazéns se apoia em quatro pilares.
“O primeiro é ser um espaço permanente de propaganda da Reforma Agrária, enfrentando a criminalização do MST e dialogando com a sociedade. O segundo é a comercialização de produtos orgânicos e agroecológicos, produzidos por pequenos agricultores, mulheres e juventude camponesa. O terceiro é a formação cultural, com atividades gratuitas de literatura, música e debate. E o quarto pilar é garantir o direito ao alimento saudável, fruto de outro modelo de produção.”
Atualmente, a Rede conta com 22 lojas físicas e 4 unidades com entregas programadas e vendas online no endereço: (http://armazemdocampo.shop), presentes em capitais e cidades do interior. Os Armazéns vêm se consolidando como centros de mobilização, encontro e formação popular, onde se expressa a utopia viva da Reforma Agrária Popular.

A comemoração dos 9 anos acontece em um momento emblemático. O Brasil saiu oficialmente do Mapa da Fome, mas a maioria do povo segue enfrentando preços altos e acesso limitado a alimentos de verdade. Nesse contexto, os Armazéns reafirmam seu papel estratégico na luta por soberania alimentar, justiça social e transição agroecológica.
Com o horizonte voltado para o próximo período, o MST projeta a abertura de mil unidades do Armazém do Campo nos próximos 20 anos, espalhando sementes de um outro modelo de país, com comida sem veneno, cooperativismo, autogestão e organização popular.
Programação
A celebração em São Paulo começa no dia 02 de agosto, às 11h, com o seminário “Do Campo à Cidade: Agroecologia como Projeto de Soberania Alimentar”, que conta com a presença de João Pedro Stédile e Cedenir de Oliveira, da Coordenação Nacional do MST, e da historiadora Adriana Salay, idealizadora do projeto Quebrada Alimentada. O debate irá discutir a agroecologia como ponte entre a produção camponesa e o direito à alimentação nas comunidades urbanas.

Entre 12h e 15h, será servido almoço coletivo, preparado pelo próprio João Pedro Stedile: um tradicional arroz carreteiro com ingredientes da Reforma Agrária.
A partir das 13h, a festa ganha ritmo com uma roda de samba comandada por Paulinho Timor e convidados, seguida de show da banda Urucum Moderno, que traz a força da cultura popular para embalar o dia.
Ao longo do dia, o Armazém também recebe os Caminhos da Agroecologia, espaço construído pelo setor de Cooperação, Produção e Meio Ambiente do MST, como trilha viva de formação, mobilização e práticas agroecológicas. Ali, se cruzam sementes crioulas, saúde popular, cultura, cooperativismo e resistência ao agronegócio, expressões vivas de um projeto de vida em oposição ao modelo do capital.
O evento é aberto ao público e segue com atividades especiais ao longo do mês, especialmente aos sábados de agosto, com uma atração especial no dia 16, com a cantora Vannick Belchior, filha do saudoso Belchior, que fará uma apresentação no Armazém do Campo na capital paulista.
Para mais informações acesse as redes sociais do Armazém do Campo de São Paulo: @armazemdocampo.sp
Serviço:
Local: Armazém do Campo de São Paulo
Endereço: Alameda Nothmann, 806, Campos Elíseos.
Horário: A abertura do Armazém do Campo será às 09h, com início da programação de 11h às 20h.