Jornada Universitária pela Reforma Agrária começa nesta segunda (18), na Faculdade de Direito da USP
Semana terá debates com o objetivo de promover o diálogo entre ensino superior e luta popular pela terra

Da Página do MST
O mês de agosto é marcado pela fundação dos cursos jurídicos no Brasil por meio da inauguração da Faculdade de Direito da USP. A faculdade completa, em 2025, 198 anos de existência. Para comemorar essa data tão importante, o Centro Acadêmico XI de Agosto realiza sua tradicional Semana do XI, período que transforma o Território Livre das Arcadas em palco de mobilizações políticas importantes.
Este ano, o Centro Acadêmico, em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), Coalizão Pelo Clima, Associação de Docentes da Universidade de São Paulo (ADUSP), Teia dos Povos, Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e a Comissão Pastoral pela Terra (CPT), promovem a Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA) na FDUSP, sob o mote “Defender a Democracia, Lutar pela Terra”.
Criada em 2013 por universidades e por movimentos sociais, especialmente pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a JURA é uma iniciativa que promove o diálogo entre o ensino superior e a luta popular pela terra. Com atividades em todo o país, a Jornada constrói pontes entre o conhecimento acadêmico e os saberes do campo, promovendo debates, aulas públicas, cineclubes, rodas de conversa e ações de extensão voltadas à valorização da Reforma Agrária, da agroecologia, da soberania alimentar e dos direitos humanos.
Confira a programação da semana:
18/08, 19H: Ato de Lançamento da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária: ‘Defender a Democracia, Lutar pela Terra’
19/08, 10h: Lançamento do caderno de conflitos no campo 2025 da Comissão Pastoral pela Terra
20/08, 18h: Por que a Reforma Agrária interessa à cidade? O direito e a dialética campo cidade
21/08, 10h: Agroecologia e soberania alimentar
21/08, 18h: Universidade e movimentos sociais: a reforma agrária no ensino superior
22/08 (horário a confirmar): Território, Resistência e Direitos: Reforma Agrária e os Povos Indígenas e Quilombolas na Luta pela Terra
O evento ainda contará com a Feira Universitária em Defesa da Reforma Agrária, nos dias 19/08 e 20/08, das 9h às 13h e das 17h às 20h. Serão diversos pontos de vendas onde serão comercializados produtos agroecológicos, livros de editoras independentes, roupas, acessórios temáticos e muito mais.
Na parte alimentícia, haverá opções veganas e sem glúten para que todos possam aproveitar os produtos e alimentos sem problemas.
A feira, assim como os demais eventos, é aberta ao público e acontecerão na FDUSP, Largo São Francisco, nº 95.
*Editado por Fernanda Alcântara