Saúde e Meio Ambiente
Debate sobre agroecologia e justiça ambiental abre Tenda de Educação Popular em Saúde Marciana Serafim na Feira, em Maceió (AL)
Com rodas de conversa e práticas de cuidado, Tenda leva um conjunto de debates durante a 24ª Feira da Reforma Agrária

Por Marcely Vieira
Da Comunicação da Feira
A 24ª edição da Feira da Reforma Agrária, organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Maceió teve inicio nesta quarta-feira (03), reunindo alimentos produzidos agroecologicamente nos acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária, um festival cultural todas as noites, além da Tenda de Educação Popular em Saúde, que esse ano completa 13 anos.
Localizada no início da Feira da Reforma Agrária, que se encontra na Praça da Faculdade, no bairro do Prado, o espaço é organizado e composto por uma diversidade de entidades parceiras do MST: a Sala de Cuidados Antônio Piranema, a Residência em Saúde Família da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, a Liga de Saúde Coletiva da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), o Fórum Alagoano em Defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), o PET em Saúde Equidade da UFAL e o Programa de Formação de Agentes Educadores e Educadores Populares em saúde, com programação todos os dias de feira para os agricultores, agricultoras e visitantes.
A Tenda abriu sua programação com a roda de conversa “Crise Climática, Agroecologia e Saúde: Caminhos Necessários para a Justiça Ambiental”, sob a coordenação de Miriam Aloreiro, estudante da UFAL, que afirmou que a proposta do debate foi aprofundar as reflexões sobre quais são os caminhos para a luta por a justiça ambiental, a qual predominantemente deve acontecer através do movimento popular organizado.

Com a presença de seis convidados, quem iniciou o debate foi Margarida da Silva, uma das primeiras formandas no curso de bacharelado em Agroecologia pela UFAL, assentada da Reforma Agrária, que debateu sobre como o agronegócio impacta na sociedade, apontando como consequência a crise climática.
“A crise advém da exploração de terra e destruição da natureza. Diante disso, surge a agroecologia como uma alternativa para essa problemática”, explicou Margarida, reforçando as diferenças entre agroecologia e o projeto do agronegócio.
Além de Margarida, participaram do debate, Gilberto Barden, assentado da Reforma Agrária na Zona da Mata de Alagoas, e professores universitários parceiros da iniciativa na Praça da Faculdade.
Histórico da Tenda

A origem da tenda passou por alguns imprevistos, ainda assim são 13 anos seguidos presentes na Feira do MST em Maceió, mas ela acontece pelas parcerias com universidades alagoanas. O intuito central é a promoção de práticas populares em conjunto com a medicina tradicional para toda a população, além de debates com feirantes, convidados e visitantes na Feira.
Programação
Confira as agendas para os próximos dias.
Sexta-feira:
9h – Roda de Conversa: Direito à Saúde, Integralidade e Defesa do SUS
13h30 – Oficina: Uso de Plantas Medicinais e Aromaterapia
Sábado:
9h – Intercâmbio de Experiências: O povo cuidando do povo: experiências populares em saúde, agroecologia e economia solidária no campo e na cidade
Práticas ofertadas: Reiki, Auriculoterapia, leitura dos chakras com o pêndulo, Massagem rápida e Acupuntura.
*Editado por Solange Engelmann