Paraíba
Sem Terrinha em ação: defender a natureza é defender o nosso chão!
Na Paraíba, encontro alia educação, cultura e militância em um espaço de formação e troca de experiências

Por Carla Batista
Da Página do MST
Encerrou ontem em João Pessoa, o 12º Encontro Estadual dos Sem Terrinha da Paraíba, reunindo cerca de 150 crianças de nossos acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária de todas as regiões do estado.
O encontro integra a Jornada Nacional das Crianças Sem Terrinha 2025, realizada entre os dias 6 e 12 de outubro em todo o país. Sob o lema “Sem Terrinha em ação: defender a natureza é defender o nosso chão”, as atividades reafirmaram o protagonismo das crianças Sem Terra na luta pela Reforma Agrária Popular e na defesa da natureza como parte essencial da vida e da soberania popular.

Durante os dois dias de atividades no estado, o espaço foi marcado por formação, cultura, mística e brincadeiras, fortalecendo a identidade e a organização das infâncias Sem Terra. Oficinas, apresentações culturais e momentos coletivos animaram a programação, reafirmando que as crianças também constroem o movimento com alegria, consciência e solidariedade.

O ato de encerramento, realizado neste domingo, foi dedicado à solidariedade ao povo palestino. As crianças Sem Terrinha fizeram plantio de árvores frutíferas pela paz e vida das crianças palestinas em toda a Escola Cidadã Integral Prefeito Oswaldo – gesto simbólico que uniu a defesa da natureza à luta contra as guerras e a destruição dos povos. Também foi apresentada a mística da Flotilha Sem Terrinha que nos ensinou que a solidariedade não tem fronteiras. Que, quando uma criança sofre em qualquer parte do mundo, todas as outras devem se levantar para defender a vida.
A Jornada Nacional das Crianças Sem Terrinha, realizada anualmente na semana do Dia das Crianças, é um espaço de formação política, cultural e pedagógica que articula o direito à infância com a luta pela terra e por um projeto de país mais justo.
“As crianças Sem Terra são parte viva da nossa luta. Elas representam o presente e o futuro da Reforma Agrária Popular. Retomar a Jornada é reafirmar o compromisso do movimento com a formação humana, com a esperança e com a defesa da natureza e da vida no campo.” Ana Maria, da coordenação do Setor de Educação do MST na PB.


Desde os anos 1990, os Sem Terrinha constroem essa história dentro do MST, levantando as bandeiras da educação do campo, da preservação ambiental e da solidariedade entre os povos, mostrando que a Reforma Agrária Popular também se faz com o coração, as mãos e os sonhos das crianças.
Uma das pautas discutidas nesse momento é a importância e a realidade das escolas do campo em nossos territórios, reafirmando a luta histórica do MST pela garantia do direito à educação pública, gratuita e de qualidade, construída a partir da vida e da cultura camponesa.
O último Encontro Estadual dos Sem Terrinha na Paraíba havia acontecido em 2017, e a retomada da construção dessa jornada representa um marco importante na reorganização e no fortalecimento da participação das crianças na luta pela Reforma Agrária Popular.

*Editado por Fernanda Alcântara