América Latina
O Caminho do Peabiru é tema de seminário na Unila em Foz do Iguaçu
Atividade acontece de 22 a 24 de outubro e reúne pesquisadores, especialistas, povos originários e movimentos sociais

Por Marcos Antonio Corbari | Foz do Iguaçu (PR)
Do Brasil de Fato
A história latino-americana pré-invasão europeia guarda referências de civilizações avançadas e redes de integração que permitiam o intercâmbio de experiências e até mesmo trocas comerciais, culturais e espirituais. Entre os caminhos que conduziam os povos de Abya Yala de um lado a outro do continente, talvez o mais significativo – e do qual mais há referências consolidadas – é o Peabiru. E agora ele será tema de um seminário na Universidade da Integração Latino-Americana (Unila) em Foz do Iguaçu.
De 22 a 24 de outubro o auditório Lélia Gonzalez, no Campus Integração, acolherá pesquisadores e especialistas no tema, junto de representantes de povos indígenas, comunidades quilombolas e movimentos sociais de matriz camponesa. Intitulado “O Caminho Sagrado do Peabiru – Do Atlântico ao Pacífico e as Integrações Contemporâneas da América Latina”, tem acesso livre, com inscrições através deste link (é necessário realizar cadastro para efetivar a inscrição).
Estão previstos nos três dias de programação palestras, oficinas, trilhas e apresentações culturais. Segundo os organizadores, o evento busca conciliar saberes tradicionais e críticas ao desenvolvimento predatório, inspirando novas formas de cooperação regional sustentável, que incorporem a memória e a experiência histórica dos povos tradicionais. Entre os resultados esperados estão o aprofundamento do debate sobre a integração latino-americana, com a promoção de publicações e propostas de políticas públicas que valorizem rotas ancestrais como patrimônio vivo, bem como a construção de um projeto de pesquisa original sobre a temática, que possa orientar futuras investigações plurais e integradas entre os grupos participantes.
O administrador e professor do curso de Relações Internacionais e Integração da Unila, Érico Massoli, argumenta que “o evento busca integrar a larga tradição do regionalismo latino-americano, aprofundando a missão da universidade de promover a integração da América Latina e o Caribe”. Sob uma perspectiva de longa duração, aponta que “é possível identificar que a integração regional não se limita ao período das independências do século XIX, pois experiências ameríndias, como o Caminho do Peabiru, revelam formas milenares de conexão continental que antecedem as campanhas bolivarianas e mesmo os atuais projetos bioceânicos”.
Um caminho que começa na ancestralidade e segue além dos nossos dias
Massoli, que coordena a comissão organizadora do seminário, destaca que “essa rede milenar de trilhas interoceânicas, dotada de tecnologias avançadas para a época, conectava o Atlântico ao Pacífico, atravessando territórios hoje correspondentes a sete países da América do Sul”. Ele conclui que o Seminário do Peabiru tem o potencial de “resgatar modelos alternativos de integração latino-americana, baseados na solidariedade e no respeito às urgências ambientais da atualidade”.
Já a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina (PPG-ICAL), Patrícia Mechi, explica que o seminário se alinha ao compromisso institucional do programa e da Unila ao refletir sobre os caminhos e possibilidades da integração latino-americana. “Entendemos a universidade como espaço vivo, onde diversos saberes dialogam para enfrentar os desafios do nosso tempo e pensar alternativas ao modelo de desenvolvimento excludente e predatório.” Ela ainda comenta que o caminho de Peabiru mostra que a integração entre os povos da região existia antes da colonização: “Com este seminário, se pretende recuperar essa memória, fundamental para pensar formas de integração que sejam mais justas, solidárias e que contemplem também as comunidades que vivem aqui”.
Carlos Dominguez, jornalista, professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e autor de um livro sobre o tema, explica que “o seminário vai tratar dos mais variados aspectos do tradicional Caminho do Peabiru, a ancestral rota de integração do continente, entre as populações dos Andes e das terras baixas”. Para Dominguez, que integra a comissão organizadora do seminário, trata-se de “um encontro entre pesquisadores e indígenas, lideranças espirituais e quilombolas, estudantes e artistas que têm em comum uma visão contracolonial e constroem agora outro território sagrado e de equilíbrio ambiental e social”.
O encontro propõe um debate interdisciplinar, refletindo sobre os legados do Peabiru e desafios atuais. Organizado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina (PPG-ICAL), Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política (Ilaesp) e da Associação de Pós-Graduandos(as) da Unila (APAG Arandu), busca discutir a importância do Peabiru como símbolo de integração pré-colonial, seu papel na colonização e seus paralelos com projetos contemporâneos de integração política, econômica, educacional, cultural e de infraestrutura (energia, transporte e comunicações), frequentemente marcados por lógicas neoextrativistas.
Programação
22/10 (quarta-feira)
- 14h | Abertura com a participação de representantes da Unila, Ilaesp, PPG-ICAL, APG, Setu/PMFI, PNI/ICMBio, Comtur, MPO e Instituto de Ciência e Cultura Brasil-China.
- 14h30 | Mesa 1: O Caminho Sagrado do Peabiru. Participação de: Cláudia Parellada (Museu Paranaense / UFPR); Almir Ponte Filho (Arqueólogo); Gilberto Guarani (pesquisa arqueológica em Guairá, Filme da Canoa); Avá Jeguyaju (Xamoi Aldeia, Diamante do Oeste/PR); Sinclair Pozza Casemiro (UEM). A mediação será de Carlos André Dominguez (UFPel).
- 19h | Mesa 2: Caminhos de Peabiru como Trilha Turística de Longo Curso. Participação de: Rosana Bond (Florianópolis/SC); Vivian Brito (Unioeste/Setu-PMFI); Anna Vargas (Setu-PR); José Ulisses (Parque Nacional do Iguaçu/ICMBio); Diogo Marcel (Presidente do Conselho Municipal de Turismo – Comtur); Vítor Barbato (Adetur Cataratas e Caminhos); Adnir Antonio Ramos (arqueólogo); Sara Moraes (Adetur/PR).
23/10 (quinta-feira)
- 9h | Visita de Campo no “Quilombo Horta do seu Zé e da Dona Laíde” (Vila C);
- 10h30 | Roda de Conversa: “Diálogos de pesquisa sobre povos indígenas e meio ambiente”, sob coordenação de Cláudia Sofía Jimenez (PPGRI) e Valter Dorea (PPGRI).
- 14h | Mesa 3: Biointeração, (Des)envolvimento, Buen Vivir e Ancestralidade. Participação de: Maria Serrate (liderança Quilombola); Nazane (liderança Guarani); Dilce (MST); Angela de Souza (Neala/Unila); Clovis Antônio Brighenti (Unila); Mário Ramão (Unila). A mediação fica por conta da jornalista Renata Camargo.
- 16h30 | Trilha Reflexiva até a beira do rio Paraná, nos fundos do Campus Integração.
- 18h30 | Mesa 4: Buen Vivir, cosmologias e construção de alternativas ao desenvolvimento. Com a participação de: Ana Carolina Teixeira Delgado (PPGRI/Unila); Luciana Mello Ribeiro (Obeamv/Unila); Tairi Felipe (MPA) e Marcos Antonio Corbari (ICPJ). A mediação é da jornalista Renata Camargo.
- A noite | Cine Peabiru: atividade organizada pelo Curso de Cinema/UNILA.
24/10 (sexta-feira)
- 9h15 | Visita de Campo: “Aldeia Guarani Arapy” (Foz do Iguaçu);
- 9h-12h | Oficina de Cartografia Social: Mapeando Nuestros Saberes en la Triple Frontera, sob coordenação de Gerson Ledezma, Joselaine Pereira, Rubén Mogollón e Marta Szadkoski (PPG-ICAL).
- 14h | Mesa 5: Integração Interoceânica na América do Sul, Brics e Relação China – América Latina. Convidados: Paulo Henrique Possas (MPO); Javier Vadell (PUC MG); Yu Tao (Instituto de Ciência e Cultura Brasil-China /UFSC). Mediação de Fábio Borges (PPG-ICAL/Ilaesp).
- 17h30 | Audição do álbum “Paêbirú: Caminho da Montanha ao Sol”, de Lula Cortês e Zé Ramalho. Coordenação de Diego Rodrigues e Bruno Elena dos Santos Xavier.
- 19h | Mesa de Encerramento: O Céu Inscrito no Caminho – O ‘App’ Astronômico Compartilhado no Peabiru e na Antiga China. Convidado(a): Yu Tao (Instituto de Ciência e Cultura Brasil-China/UFSC)
Atividades paralelas
- Feira Agroecológica;
- Estandes
- Oficina da agricultura familiar “Cozinha Comunitária e Soberania Alimentar”;
- Atividades culturais;
- Exposição da Revista Peabiru da UNILA.
Organizações envolvidas
- O seminário “O Caminho Sagrado do Peabiru – Do Atlântico ao Pacífico e as Integrações Contemporâneas da América Latina”, é uma realização da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina (PPG-Ical), Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política (Ilaesp) ,Associação de Pós-Graduandos/as/es da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (APG Arandu) e Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Apoiam o evento: Centro Interdisciplinar de Integração e Relações Internacionais (Ciiri), Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Editora Universitária da Unila (Edunila), Movimento dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST), Secretaria de Turismo da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu (Setu-PMFI), Núcleo de Estudos Afro Latino Americanos e Caribenhos (Neala). A atividade tem como parceiros: Parque Nacional do Iguaçu, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Urbia Cataratas e Itaipu.
Editado por: Katia Marko