Reforma Agrária Popular

Regional Recôncavo do MST na Bahia inaugura Centro de Formação Rosemeire Bastos

A Regional Recôncavo do MST na Bahia realizou seu 27º Encontro em Aramari e inaugurou o Centro de Formação Rosemeire Bastos, homenageando a educadora e militante símbolo da luta pela educação do campo.

Foto: Sheila Damascena

Por Coletivo de Comunicação do MST-BA/ Regional Recôncavo
Da Página do MST

Teve início nesta quinta-feira (7), em Aramari (BA), o 27º Encontro da Regional Recôncavo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST na Bahia, reunindo cerca de 350 militantes de diferentes territórios, para três dias de debates, construção política, mística e celebração da luta popular.

Em um momento carregado de simbologia e emoção, a Regional Recôncavo inaugurou o Centro de Formação de Militantes, que passa a levar o nome de uma mulher preta, Rosemeire Bastos, militante incansável e referência na luta pela educação do campo no MST da Bahia.

Foto: Sheila Damascena

Rosemeire foi um dos pilares da construção da educação na Regional, atuando na formação de educadores/as e defendendo com firmeza uma educação popular, libertadora e conectada com a realidade do povo do campo. Seu nome, eternizado no Centro de Formação, reconhece seu legado e inspira as novas gerações da militância para seguir lutando e construindo a Reforma Agrária Popular.

“Rosemeire dedicou sua vida à construção de uma educação popular e de qualidade. Dar seu nome a este Centro é reafirmar a memória, a luta e o compromisso com a educação como instrumento de transformação social”, destacou um dos militantes presentes durante a homenagem.

Foto: Sheila Damascena

A abertura foi marcada por mística, canto, memória, ancestralidade e unidade entre militantes, aliadas e aliados. O encontro se abriu como um espaço vivo de partilha, reflexão coletiva e fortalecimento da organização no território do Recôncavo.

Durante a abertura da atividade, lideranças políticas, institucionais e movimentos aliados do campo e da cidade, bem como autoridades amigas do MST, estiveram presentes, fortalecendo o diálogo e a construção conjunta. Entre os presentes estavam: Victor Passos, articulador político da Regional Recôncavo; Antônio Cardoso, prefeito de Aramari; Márcio, prefeito de Pedrão; Inara, presidenta do PT de Aramari; Júlia Oliveira e Mário César, da executiva do PT Bahia; Professora Silvana, da UFRB; Poliana Reis, diretora de Educação do Campo e Povos Tradicionais; Fernanda e Léo, da coordenação estadual do Projeto Mãos Solidárias; Ronald, assessor especial da Conjuv; Hevison Pereira, da frente estadual de comercialização do MST; Evanildo Costa, da direção nacional do MST; e Isaías Nascimento, do setor de produção do MST.

Com alegria, coragem e pensamento crítico, os militantes iniciaram o encontro reafirmando compromissos com a Reforma Agrária Popular, a cultura camponesa, a autonomia dos territórios, a educação do campo, a agroecologia, os direitos do povo negro e a construção de um projeto popular para o Brasil.

O 27º Encontro segue nos próximos dias com plenárias, formações, debates, atividades culturais e definição de estratégias políticas para o próximo período.

Foto: Sheila Damascena

*Editado por Leonardo Correia