Documentário
Evangelho da Revolução estreia no Brasil: a história viva da Teologia da Libertação
Novo documentário de François-Xavier Drouet reconstrói a trajetória do engajamento cristão nas lutas populares da América Latina, reunindo teólogos, militantes e episódios decisivos da resistência às ditaduras e às injustiças sociais

Da Página do MST
No dia 26 de novembro, será lançado no Brasil Evangelho da Revolução, o primeiro documentário de longa-metragem dedicado à história da Teologia da Libertação na América Latina. Após circular por diversos festivais e estrear em cinemas de cinco países europeus, o filme chega agora a várias capitais brasileiras e estará disponível em múltiplas plataformas.
A obra reconstitui, pela primeira vez, a participação de cristãos e cristãs nas lutas pela emancipação dos povos latino-americanos da resistência às ditaduras às mobilizações por terra e pelos direitos dos povos indígenas. O documentário aborda tanto a influência política e social da Teologia da Libertação quanto a repressão que sofreu por parte dos regimes militares e os conflitos internos com a hierarquia da Igreja, especialmente durante o papado de João Paulo II.
Recorte e personagens
Focado em El Salvador, Brasil, Nicarágua e México, o filme apresenta vozes históricas, como Frei Betto e Leonardo Boff, ao lado de militantes anônimos que fizeram da fé um instrumento de transformação.
No Brasil, destaca-se o papel da Igreja progressista na queda da ditadura, com atenção especial à atuação de Dom Hélder Câmara. Uma das sequências centrais mostra as ocupações de terra acompanhadas pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), que deram origem ao MST.
O diretor, inspirado na obra de Eduardo Galeano, assume um olhar subjetivo para articular “a pequena e a grande história”, devolvendo às novas gerações a memória viva da construção de um projeto popular latino-americano.
Após o lançamento, o filme será disponibilizado gratuitamente para organizações que desejarem realizar sessões públicas.
Sessões com debate e presença do cineasta
26/11 – Rio de Janeiro – Cinemateca do MAM – 18h30
27/11 – São Paulo – Cinemateca Brasileira – 19h30 (com Frei Betto)
28/11 – São Paulo – Casa da Solidariedade – 18h30
29/11 – Fazenda Annoni/MST (RS) – Instituto Educar – 20h
30/11 – Porto Alegre – Cinemateca Capitólio – 16h
02/12 – Salvador – Cine Glauber Rocha – 19h30
04/12 – Recife – Cinema da Fundação – 19h
05/12 – João Pessoa – Cine Bangüê – 19h
08/12 – Brasília – Cine Cultura – 19h
09/12 – Ouro Preto – Museu da Inconfidência – 18h30
11/12 – Belo Horizonte – Cine Santa Tereza – 17h
13/12 – Petrópolis – Cinemaxx Bauhaus – 17h (com Leonardo Boff)
Saiba mais
E-mail: [email protected]
Instagram: @oevangelhodarevolucao
Facebook: O Evangelho da Revolução



