Educação Popular
MST inicia campanha de arrecadação de livros em Alagoas: saiba onde doar
Campanha integra iniciativa da construção da Rede de Bibliotecas Populares no estado

Foto: Luiz Fernando
Por Gustavo Marinho
Da Página do MST
Com o objetivo de fortalecer a construção de Bibliotecas Populares nas periferias de Maceió (AL) e nos acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária de Alagoas, o MST e o coletivo Mãos Solidárias iniciaram a campanha de arrecadação de livros de literatura.
Sob o chamado “Doe um livro, movimente uma biblioteca, transforme um território”, a campanha já tem mobilizado diversas comunidades que vão receber as doações nas próximas semanas para inauguração das bibliotecas.
“Nossa iniciativa quer construir bibliotecas nos diversos territórios e fortalecer o direito à literatura nas periferias e no campo”, destacou Treicy Lima, da coordenação da rede de bibliotecas.
De acordo com Treicy a campanha conta com um conjunto de voluntários e voluntárias que estão organizando as atividades que serão desenvolvidas nas bibliotecas a partir das inaugurações e que agora o principal objetivo é arrecadar livros.
“Estamos com pontos de arrecadação de livros espalhados por diversas regiões de Alagoas. Satuba, Arapiraca e Viçosa, além de Maceió, são algumas das cidades que os livros podem ser doados nas próximas semanas”, sinalizou.
A campanha tem apontado a exclusividade na doação de livros de literatura e, com isso, pretende criar a partir das bibliotecas uma verdadeira rede de fortalecimento da leitura e produção literária. “Nós queremos que em breve nossas bibliotecas sejam espaços vivos de criação, organização e de força nas comunidades onde elas forem inauguradas”, comentou Treicy.
Confira os locais de arrecadação de livros:
MACEIÓ
UFAL – Campus A.C. Simões – Bloco de Comunicação
Cidade Universitária
Casa IBP – Pinheiro
SATUBA
IFAL
Rua 17 de agosto, s/n
VIÇOSA
Rua Mota Lima, 35 – Centro
ARAPIRACA
UFAL
Avenida Manoel Severino Barbosa, Bom Sucesso
UNEAL
Rua Governador Luís Cavalcante, s/n – Alto do Cruzeiro
*Editado por Lays Furtado



