XIV Encontro Nacional
MST reunirá mais de 3 mil militantes em Encontro Nacional na Bahia
A 14º edição do evento será realizada no marco dos 42 anos do Movimento, reunindo delegações de todas as partes do país

Da Página do MST
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizará o seu 14º Encontro Nacional, entre os próximos dias 19 à 23 de janeiro no Parque de Exposições Agropecuárias, na capital baiana, Salvador, reunindo mais de 3 mil membros da organização vindos de todas as grandes regiões do Brasil.
O Encontro ocorrerá após 15 anos do último Encontro Nacional, no marco dos 42 anos do MST, celebrado no próximo dia 22 de janeiro. O evento é fruto de décadas de avaliações sobre as ações engajadas do Movimento, suas conquistas e desafios. Entre os compromissos estratégicos que serão debatidos, os principais são: a luta pela terra, a construção da Reforma Agrária Popular e a luta socialista.
A reunião dos Sem Terra em caráter nacional marca um momento de alinhamento político frente à conjuntura atual do país e do mundo, forjando às estratégias da luta, para responder às necessidades da sua base social organizada e contribuir para a transformação da sociedade brasileira.
Em sua programação, o Encontro prevê à realização de ato político, onde está confirmada à presença de autoridades, parlamentares, intelectuais, amigas e amigos do Movimento. O ato será na tarde da sexta-feira (23), marcado por um momento de solidariedade à Venezuela, com à presença de representante da embaixada do país. Além de haver momentos de plenárias, reuniões, ciclos de debates, apresentações culturais e jornada internacionalista.
Eliane Oliveira, da direção nacional do MST, afirma que além do balanço político, o Encontro será marcado pela mística da renovação das lutas, “O momento será de estudo e celebração, mas também de balanço dos mais de 40 anos de luta , resistência, coragem e mudança de vida para mais de 450 mil famílias assentadas e a esperança para mais de 100 mil famílias acampadas”.
Desde o último Congresso Nacional do MST (2014), quando o Movimento elaborou o conceito de Reforma Agrária Popular para o campo brasileiro, a organização tem se desafiado a reformular e se organizar à partir dessa proposta, construindo um conjunto de processos para aprofundar a compreensão da realidade na contemporaneidade, se manter posicionada atuando na conjuntura política, bem como dar passos mais concretos em ações e na proposição de alternativas para o campo e para um Projeto Popular de país.
De modo geral, o Encontro será um espaço de reflexão coletiva acerca dos desafios da conjuntura atual, desde as transformações da luta de classes, a hegemonia do agronegócio, da mineração e das estratégias do “capitalismo verde” no campo brasileiro, acelerada pelo aprofundamento da crise estrutural do capitalismo, que tem gerado barbárie, guerras, genocídios, colapso ambiental e múltiplas crises.
Neste contexto, “Esse encontro apontará para nós as próximas linhas e decisões políticas para os próximos períodos, tendo o estudo e debates sobre os desafios da conjuntura internacional e a organização da produção de alimentos pelas famílias Sem Terra, a apresentação e aprovação da nova organicidade do MST, além de muita celebração e cultura.” aponta Eliane.
14º Encontro Nacional do MST
19 a 26 de janeiro de 2026
Parque de Exposições Agropecuárias, Salvador, BA
*editado por Priscila Ramos



