PRONERA

Com aula inaugural PRONERA lança primeiro curso na IFAL em Alagoas

A formação que é fruta da parceria dos movimentos sociais com a instituição, durará 18 meses e conta com a participação de acampados, assentados, quilombolas e indígenas.

Foto: Mykesio Max e Lucas Gabriel

Por Júlia Neves
Da Página do MST

Nesta sexta (30), o Instituto Federal de Alagoas (IFAL) do Campus Satuba, lançou sua aula inaugural do curso técnico Subsequente em Agroindústria, viabilizado pelo Programa nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). O evento marca a iniciativa entre a instituição e o Programa, oficializando sua primeira oferta educacional nessa modalidade, em parceria, também, com o Incra.

O curso, que durará 18 meses e terá carga horária de 1.308 horas, conta com a Pedagogia da Alternância, metodologia que se divide em tempo escola e tempo comunidade – assim como outros cursos disponibilizados pelo Pronera, fazendo com que os cursistas possam interligar conhecimento técnico e científico com suas vivências no campo.

Foto: Mykesio Max e Lucas Gabriel

Além disso, são disponibilizadas 50 vagas e tem seu público composto por assentados e acampados, quilombolas, indígenas e comunidades vinculadas às instituições responsáveis, incluindo participantes de diversos estados. 

Na aula inaugural, os educandos puderam expressar suas expectativas de melhorias no lugar em que vivem, após ingressarem no curso. ‘’Nós já produzimos, macaxeira, goma, massa puba e geleias… E o curso vem para melhorar nossas produções e mostrar como podemos ter uma renda melhor’’, disse Vandelia Maria, assentada da Reforma Agrária, no Assentamento Fidel Castro em Joaquim Gomes. Agora, também aluna do curso de Agroindústria.

Ainda, durante o evento, estiveram presentes lideranças institucionais e políticas do estado, reafirmando a importância da colaboração entre os envolvidos no projeto. Debora Nunes, da Direção Nacional do MST, discursou sobre a relevância dos estudos na vida de quem vive em espaços de Reforma Agrária e ressaltou que o curso nasceu à partir da solicitação do próprio povo. ‘’Não podemos achar que é natural a nossa juventude ter apenas a enxada como instrumento, num mundo que já existe inteligência artificial, por exemplo. É muito importante estarmos aqui hoje, para reafirmar nosso compromisso com a educação. Com isso, poderemos beneficiar nosso povo nos assentamentos, melhorar renda e fazer com que a juventude tenha acesso à renda e ao trabalho’’, afirmou ela.

Debora Nunes, da Direção Nacional do MST, destaca a relevância dos estudos nos territórios de Reforma Agrária. Foto: Mykesio Max e Lucas Gabriel

Na ocasião, o professor do IFAL, Fabiano Duarte, disse compreender a magnitude do lançamento de um curso em parceria com quem discute a reforma agrária no estado de Alagoas. ‘’É sensacional poder ver os trabalhadores estudando e tendo acesso a uma política pública fundamental. Minhas expectativas são as melhores possíveis e esse momento é histórico’’.

Com a aula inaugural, o MST, o IFAL campus Satuba e o Pronera, reafirmam o compromisso com a educação do campo e com a qualificação técnica voltada às realidades dos territórios da Reforma Agrária. A iniciativa representa um passo importante para o fortalecimento da agroindústria familiar, da geração de renda e da permanência digna dos povos do campo, por meio do acesso à educação pública, gratuita e da colaboração entre campo e cidade.