Cooperação
Stedile destaca importância de Mundukide no fortalecimento das cooperativas do MST
Uma delegação da entidade do País Basco participou do 14º Encontro Nacional do MST, entre 19 e 23 de janeiro, em Salvador (BA), reforçando a parceria

Por Mundukide – cooperación cooperativa
Do País Basco
Uma delegação da Mundukide e da ASETT – Arizmendiarrieta Social Economy Think Tank esteve presente no 14º Encontro Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), realizado em Salvador, Bahia, de 19 a 23 de janeiro. No Encontro mais de 3.000 delegados do Movimento, juntamente com representantes de 22 países, definiram a estratégia organizativa para os próximos anos.
O evento, que reuniu militantes de todas as regiões do Brasil, ocorreu no Parque de Exposições Agropecuárias e contou com plenárias, debates políticos, formação ideológica e atos culturais.
Durante a plenária principal, o dirigente do MST, João Pedro Stedile, destacou a presença constante da Mundukide ao longo dos últimos 20 anos, sublinhando seu papel fundamental no desenvolvimento e na consolidação da estrutura cooperativa do movimento. Da mesma forma, enfatizou a necessidade de aprofundar as estratégias coletivas em direção a uma Reforma Agrária Popular e a um modelo de produção camponesa sustentável e soberano.
Nada deste trabalho e de seu impacto na vida de milhares de pequenos camponeses teria sido possível sem o apoio fundamental das cooperativas que integram a Mundukide: MONDRAGON, Fagor, Danobat, Ulma, Maier, Batz, Orona, Irizar, Eroski, MU, Mapsa, Orkli e ONGs, assim como das demais cooperativas que nos apoiam, e graças ao apoio do programa de cooperação do Governo Basco, da AECID, das Diputaciones, entre outros. Seu compromisso constante tem permitido fortalecer processos de desenvolvimento rural, formação técnica e construção de cooperativas, além do Brasil, em países como Colômbia, Equador e Moçambique, entre outros.
Os mais de 20 cooperados no Brasil, ao longo deste período, contribuíram convivendo e fortalecendo o programa até a dimensão que alcançou nos dias atuais. Agradecemos profundamente o empenho de todos, que demonstra que a solidariedade e a cooperação não têm fronteiras.
*Editado por Solange Engelmann



