Na Bahia, Sem Terrinha saem às ruas em defesa da educação no campo

O objetivo da marcha foi reafirmar o compromisso de lutar por uma educação que respeite e dialogue com a realidade do campo.

 

20150912_153234.jpg

 

Do Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

Entre os dias 12 e 13 de setembro cerca de 160 estudantes Sem Terrinha de oito áreas da brigada Nelson Mandela realizaram o 1º Encontro dos Sem Terrinha, em Medeiros Neto, no extremo sul da Bahia.

As crianças deram início ao encontro realizando uma marcha pelas ruas da cidade de Medeiros levando nas mãos lápis, cadernos, livros, cartazes, faixas e alimentos, reafirmando o compromisso de lutar por uma educação que respeite e dialogue com a realidade do campo.

De acordo com José Mota, da direção estadual do MST, a realização do encontro é de extrema importância para as famílias Sem Terra que estão na luta pela construção da educação do campo, especialmente, as dos municípios que sofrem as consequências diretas do agronegócio.

“As diversas lutas e ações tem conseguido pautar junto a sociedade a educação do campo e a construção da agroecologia. Como resultado dessa luta conquistaram nesse ano à abertura de três escolas do campo nas áreas da reforma agraria”, afirmou Mota.

Durante o encontro, o setor de educação do Movimento construiu diversos espaços de formação e aprendizagem através de linguagens artísticas e culturais, a fim de socializar e potencializar as experiências vivenciadas nas escolas. 

Para Sem Terrinha Lorrane Silva Santos (11), do 5º ano, a experiência de participar do encontro lhe possibilitou compreender mais o Movimento e, também, conhecer diversos amigos de outros acampamentos e assentamentos.

Além disso, se divertiu muito jogando capoeira, tocando flauta, pintando e brincando.

“Quando entramos no centro da cidade, no meio de tanto carro e o povo saindo das lojas para olhar-nos, fiquei assustada. Depois com os gritos de ordem e a marcha em fila, me senti segura e com muita vontade de marchar”, destacou. 

O Encontro dos Sem Terrinha na Brigada Nelson Mandela é o primeiro da jornada de encontros que acontecerão nas seis brigadas do extremo sul durante os meses de setembro e outubro.

20150912_173223.jpg