Paulo Kageyama, presente

Pensem em uma pessoa disposta a defender uma ideia, contra todos e com ela abraçar as causas dos sem nada, contra os que têm tudo.

 

 

Por Leonardo Melgarejo
Da Página do MST

 

Pensem numa pessoa gentil, respeitosa, com disposição e humildade para ouvir a todos, demonstrando que sempre haverá o que apreender, na escuta atenciosa do que cada um tem a dizer.

Pensem em um PROFESSOR disposto a enfrentar escolas, insistindo, sempre, que os mestres devem aprender com os alunos. Que devemos desconfiar das tecnologias e estudar não para divulgá-las ou ganhar com elas, mas para filtrar seus efeitos a partir das respostas da natureza e da interpretação trazida pelos que com elas interagem, em sua vivência cotidiana. Nosso líder na luta contra os transgênicos, Paulo Kageyama.

Pensem em uma pessoa que em Seminário da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), onde todos só falam sobre a importância da engenharia genética para acabar com a fome no planeta, sobe na tribuna para dizer o contrário.

E que dali afirma ser chegado o momento do mundo reconhecer os erros, as ameaças e os danos contidos neste caminho, que além de comprometer a democracia e a solidariedade entre os povos, está ameaçando a natureza da vida, cujas dimensões sequer conhecemos em totalidade.

Pensem nesta pessoa dizendo, com calma gentileza e cuidados, que cabe aos cientistas assumir o papel responsável de levar para a sociedade as informações corretas, de que a biodiversidade e a agroecologia têm respostas melhores para estes e outros problemas.

E demonstrar, com humildade, que suas afirmativas se apoiam em mais de vinte anos de pesquisa participativa construída com agricultores assentados graças à luta do MST, em áreas recuperadas de latifúndios improdutivos, no centro-sul do Brasil. Nosso líder na luta por uma Ciência Cidadã, Paulo Kageyama.

Pensem numa pessoa forte, com disposição para enfrentar a todos em defesa de cada um, apontando a importância da solidariedade como fundamento insubstituível, orientador de qualquer ato consciente, da vida,da pesquisa e do ensino, em suas múltiplas possibilidades.

Pensem em uma pessoa disposta a defender uma ideia, contra todos e com ela abraçar as causas dos sem nada, contra os que têm tudo, e que perto do final, mesmo quando muitos se afastavam, permanecia ali, entre eles, lutador. Nosso irmão, Paulo Kageyama.

Pensem em um homem que deixa rastro e lembranças por onde passou e passará. Pensem em um bom exemplo, a ser seguido. Pensem em Paulo Kageyama, que se foi e ainda assim estará sempre entre nós, ajudando na construção de um futuro mais justo, para todos. Pensem em Paulo Kageyama, presente.

Veja aqui a nota do MST em homenagem a Paulo Kageyama.