Juventude Sem Terra se mobiliza pela educação no Paraná
Atividades fizeram parte da 7ª Jornada Nacional da Juventude Sem Terra que na última semana realizaram diversas atividades
Por Coletivo de Comunicação do MST Paraná
Da Página do MST
Jovens Sem Terra da região centro do Paraná, realizaram na última semana diversas atividades durante a 7ª Jornada Nacional da Juventude Sem Terra, que tem como tema “Você tem fome de quê?”.
Com ações realizadas em dez estados de todas as regiões do país, a Juventude Sem Terra trouxe a bandeira da educação como prioritária, se posicionando firmemente contra o projeto “Escola Sem Partido”.
Na terça-feira (09), jovens estudantes do Colégio Iraci Salete Strozak, localizado em Rio Bonito do Iguaçu, região centro do estado, se reuniram para assistir e debater o filme “Diário de Motocicleta”, que retrata a expedição de 1952, inicialmente por moto, em toda a América do Sul por Che Guevara e seu amigo Alberto Granado. No dia seguinte, o filme brasileiro “Olga”, também foi conteúdo de formação os jovens estudantes do Colégio.
Já na quarta-feira (10), a juventude assistiu duas palestras com a União Paranaense de Estudantes Secundaristas (UPES). A primeira, no período da manhã, reuniu cerca de 150 jovens, e a segunda, pela tarde, contou com a presença de 70 pessoas. Ambas trataram da análise de conjuntura para situar a realidade vivenciada pelos jovens atualmente, além de fazer uma troca de experiência com a juventude de outros locais.
No Acampamento Herdeiros da Terra de 1° de Maio, em Rio Bonito do Iguaçu, 40 jovens se mobilizaram na terça e quarta-feira (09 e 10). Eles estudaram e debateram o jornal Sem Terra especial da Jornada Nacional da Juventude, e participaram de oficinas de produção de materiais.
O Projeto “Escola sem partido” e o jornal Sem Terra especial também norteou o debate nos acampamentos Dom Tomás Balduíno e Vilmar Bordim, em Quedas do Iguaçu. Cerca de 70 jovens participaram da Assembleia da Juventude. Além do debate, ocorreram oficinas de batucada, palhaço, produção de faixas e pirulitos.
A luta permanente pela educação marcou a manhã de quinta-feira (11), em que cerca de 150 jovens da região, se mobilizaram em frente ao Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul e na Prefeitura Municipal de Rio Bonito do Iguaçu, região centro do Paraná.
A atividade teve como objetivo apresentar uma pauta estruturante para as escolas itinerantes e de assentamentos da região, como melhorias nas estradas, nos transportes. Além disso, os jovens são contra a municipalização das Escolas Itinerantes, pois isso descaracteriza a proposta político pedagógica da escola em período de acampamento.
Durante a semana da VII Jornada, os jovens produziram faixas e cartazes contra a municipalização das escolas Itinerantes, contra o fechamento das escolas do campo, e também denunciaram os malefícios dos agrotóxicos.
*Editado por Iris Pacheco