Crianças do MST realizam atos políticos na capital paranaense
Da Página do MST
As cerca de 700 crianças Sem Terra que se encontram em Curitiba (PR), participando do 12º Encontro estadual dos Sem Terrinha, com o lema “Educação, Terra e Dignidade: Pelo direito de viver e estudar no campo”, realizam nessa quarta-feira (09/10), dois atos políticos, na capital paranaense.
O primeiro acontece desde as 09h15, no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no qual o objetivo dos Sem Terrinha é estudar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), cobrar a construção e reforma das escolas, a garantia das condições de circulação do transporte escolar e acesso as escolas nos assentamentos, com a manutenção permanente das estradas rurais. Também reivindicam a desapropriação de terras para o assentamento das 10 mil famílias acampadas no estado.
O segundo ato acontece a partir das 13h30, na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz, na Praça Tiradentes. A “Celebração da Terra e da Vida com os Sem Terrinha”, contará com a presença do arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo.
As atividades são parte da Jornada Nacional do Sem Terrinha, com iniciou ontem (08/11) no Paraná, e que reúne crianças de 06 a 12 anos. O objetivo é dar visibilidade à realidade vivenciada pelas crianças acampadas e assentadas, pautando temas que as afetam diretamente, como o direito de acesso à educação de qualidade, independentemente do local em que vivem, conforme prevê o ECA.
Na programação ainda estão previstos passeios públicos e apresentações culturais.
Realizado anualmente no mês de outubro e novembro desde 1994, o Encontro ocorre nos 24 estados em que o MST está organizado.
*Editado por Solange Engelmann