Acampados e assentados do Rio Grande do Sul realizam curso de saberes populares e saúde coletiva
Por Antônio Kanova
Da Página do MST
Agricultores do Rio Grande do Sul participaram da atividade de formação em saúde popular, que ocorreu entre os dias 24 e 28 de março, no assentamento Rondinha, município de Jóia, interior do estado.
O curso possibilitou a troca de experiências de saberes popular na área da saúde, e o debate sobre a relação do ser humano com a natureza. Os participantes aprenderam sobre os princípios ativo das plantas e o efeito na cura de problemas de saúde e a manipulação de remédios fitoterápicos.
Além do cuidado com a saúde, os participantes discutiram sobre a necessidade de convívio harmonioso entre o homem e a natureza na produção de alimentos e ervas medicinais.
“Retomar a cultura da relação do homem com a terra, o respeito, o cuidado e o bem viver com a terra é fundamental”, afirmou Sérgio Reis, dirigente estadual do Coletivo de Saúde.
“O movimento espera que as pessoas se apropriem dos conhecimentos, para que depois possam reproduzir no cuidado com a militância, em seus diversos espaços de atuação”, afirmou Reis.
*Editado por Leonardo Fernandes