Deputados visitam região de massacre de nove trabalhadores rurais em MT

Parlamentares da CMDH da Câmara dos Deputados se encontram no local onde na quinta-feira (20), mais um caso de violência contra os trabalhadores do campo que deixou nove vítimas.

 

ebc1b4dc-2f51-4ce3-bda2-170b01c61aa3.jpeg
Audiência pública com a comunidade de Colniza com o objetivo de colher informações detalhadas e ouvir novas denúncias sobre o conflito agrário na região.

Da Página do MST

Uma missão parlamentar, liderada pelo deputado Paulão do PT, da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados, visitou o município de Colniza, no Mato Grosso, onde nove trabalhadores rurais foram assassinados no dia 20 de abril. O local fica a pouco mais de mil quilômetros de Cuiabá, na divisa com o estado de Rondônia.

O grupo de deputados, também composto por Arnaldo Jordy (PPS-PA), João Daniel (PT-SE), Nilto Tatto (PT-SP), Ságuas Moraes (PT-MT) e Valmir Assunção (PT-BA), além de técnicos da CDHM, visitou o acampamento Taquaruçu do Norte para conversar com os trabalhadores e recolher informações sobre o massacre da quinta-feira passada.

Os parlamentares também se reuniram com o delegado da Polícia Militar e com o promotor que acompanha o caso. “Tem sido bastante proveitoso o nosso trabalho aqui em Colniza. Há um clima muito tenso e ouvimos aqui denúncias muito graves”, declarou o deputado João Daniel.

bf8a0772-7182-4a0c-8c0e-efbf06137e4b.jpeg
Parlamentares da comitiva em visita à Colniza. 

O material colhido da visita pode resultar em ações no âmbito parlamentar, no sentido de não permitir que haja impunidade sobre mais esse caso de violência contra a população camponesa, especialmente contra aqueles que ousam lutar pelo direito à terra. E além disso, que garantam a segurança das famílias que vivem na área.

Na noite desta quinta-feira (27), foi realizada uma audiência pública com a comunidade de Colniza, também com o objetivo de colher informações detalhadas e ouvir novas denúncias sobre o conflito agrário na região. A Comissão Pastoral da Terra (CPT) já havia denunciado o aumento da violência contra os trabalhadores rurais no Brasil, especialmente no estado do Mato Grosso, um dos mais violentos do país.

Confira vídeo  abaixo produzido pela CPT Mato Grosso e Centro Popular de Audiovisual mostra o enterro de algumas das 9 vítimas do Massacre de Colniza, ocorrido no dia 19 de abril.