MST conquista mais uma escola do campo no Ceará

A escola recebeu o nome de Patativa do Assaré, em homenagem ao poeta popular cearense, que traduz em suas poesias o amor à terra e a identidade camponesa e nordestina

 

WhatsApp Image 2017-10-27 at 17.09.04.jpeg

 

Por Aline Oliveira 
Da Página do MST

 

Na manhã desta quinta-feira (26), foi inaugurada mais uma escola de ensino médio do campo, localizada no assentamento Santana da Cal, no município de Canindé, na região do Sertão Central.

A solenidade de entrega  contou com a participação de cerca de 600 Sem Terra, do governador do Estado Camilo Santana (PT), da vice-governadora Izolda Cela, do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará Zezinho Albuquerque, do Secretário de Educação Idilvan Alencar, da prefeita do município de Canindé Rosário Ximenes (PMDB), entre outros. 

A escola recebeu o nome de Patativa do Assaré, em homenagem ao poeta popular cearense, que traduz em suas poesias o amor à terra e a identidade camponesa e nordestina.

Para Irineuda Lopes, da direção nacional do MST, “a escola é uma conquista dos trabalhadores e de todos aqueles que ousaram lutar, que romperam com a cerca do latifúndio e que com muita luta e ousadia rompem com o latifúndio do saber”, disse.

Para o governador do Ceará, Camilo Santana, a escola se diferencia  das demais escolas tradicionais no Ceará. 
“Além de representar um futuro melhor pra nossa juventude, essa é uma escola que cuida de filhos e filhas dos agricultores do Ceará,  a sociedade criou uma espécie de preconceito com relação ao homem do campo, mas, eu sempre digo que são homens e mulheres que lutam todos os dias para garantir a alimentação nas nossas mesas, finalizou. 

WhatsApp Image 2017-10-27 at 17.09.14.jpeg