No norte da Bahia, MST reúne a militância e debate os desafios para 2018

O encontro regional prepara a militância para participar o 30º Encontro Estadual do MST na Bahia, que acontecerá entre os dias 10 e 13 de janeiro, no Parque de Exposições de Salvador
photo_2017-12-16_13-09-17.jpg

 

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

Entre os dias 08 e 10 dezembro, o MST realizou o 18° Encontro Regional no norte da Bahia. Com o objetivo de reunir a militância num espaço de estudos e debates sobre a conjuntura política e comemorar os avanços que a regional obteve em 2017, as atividades aconteceram na Escola Alano Viana, localizada no município de Casa Nova.

Com estudo e um amplo processo de avaliação das lutas realizadas ao longo do ano, o Movimento propôs construir um planejamento, a partir dos elementos apontados no atual cenário político brasileiro, para fortalecer a construção da Reforma Agrária Popular na região e em toda Bahia.

Além disso, André Maia, dirigente do setor de produção, apontou desafios no campo da organização das frentes de trabalho e das práticas produtivas, sem perder de vista, o estudo da agroecologia na regional.

Nesse sentido, destacou que o MST possui diversas tarefas no próximo período, entre elas, o da produção agroecológica e da comercialização de alimentos saudáveis. Diversas ações foram sistematizas e os principais pontos abordados foi em torno do avanço que as famílias assentadas e acampadas tiveram com a produção de fruticultura, caprinocultura e piscicultura.

Sobre as infraestruturas conquistadas, a direção do Movimento comemorou a aquisição de tratores, máquinas de grandes portes, a construção de uma agroindústria na regional, poços tubulares, estradas e escolas. Cada conquista citada durante o encontro foi rememorada com alegria, pois são fruto das lutas e do processo organizativo construído por cada trabalhador e cada trabalhadora.

Desafios

Os facilitadores e amigos, que compuseram as mesas de debates, ressaltaram a formação e a massificação, a partir dos diversos sujeitos que compõe a luta do Movimento, como aspectos centrais ao campo organizativo.

O encontro regional prepara a militância para participar o 30º Encontro Estadual do MST na Bahia, que acontecerá entre os dias 10 e 13 de janeiro, no Parque de Exposições de Salvador, e contará com a participação de mais de 1,2 mil trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra de 10 regiões do estado.