No Dia do Trabalhador Rural, camponeses realizam doação de alimentos em Alagoas

A ação de solidariedade dialoga com a população das cidades no objetivo de pautar a importância e o papel da Reforma Agrária na produção de alimentos saudáveis e do desenvolvimento.

0f337abc-80ec-42bd-8836-0b99fb4e1994.jpg

 

Por Gustavo Marinho
Da Página do MST

 

Na passagem do dia do trabalhador e da trabalhadora rural, camponeses e camponesas doam cerca de uma tonelada de alimentos dos acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária aos moradores dos municípios de União dos Palmares e Joaquim Gomes, na Zona da Mata de Alagoas.

A ação de solidariedade dialoga com a população das duas cidades com o objetivo de pautar a importância e o papel da Reforma Agrária na produção de alimentos saudáveis e do desenvolvimento das cidades.

De acordo com Adriano Silva, assentado na cidade de Joaquim Gomes, a ação impulsionou o diálogo e a aproximação com os moradores dos municípios.

“Com a doação de alimentos a gente conseguiu dialogar sobre diversas pautas com a população, inclusive sobre o momento político que estamos vivendo”, reforçou.

WhatsApp Image 2018-07-25 at 11.34.27.jpeg

 

Participaram das doações acampados e assentados do MST e do Movimento Via do Trabalho.

Para Margarida da Silva, da direção nacional do MST, as ações de solidariedade cumprem um importante papel no momento político que estamos vivendo. “Temos cotidianamente o silêncio e a criminalização por parte da grande mídia com os que lutam pela terra. Poder fazer ações como essas, nas periferias das cidades, levam concretamente aos olhos e para a mesa do povo os frutos reais da luta pela terra”, explicou.

“Em especial nessa região que concentra um grande número de assentamentos da Reforma Agrária, poder cada vez mais aproximar esse debate a partir da produção dos alimentos, faz com que o conjunto da população compreenda o papel e a urgência da realização da Reforma Agrária”, comentou Margarida.

No município de União dos Palmares, as doações vieram exclusivamente das famílias acampadas que hoje vivem nas áreas da massa falida do Grupo João Lyra, em especial nas terras da antiga Usina Laginha.

“As terras que antes só produziam cana e a miséria para o povo, hoje é possível ver nascer macaxeira, abóbora, hortaliças, além de gerar trabalho e renda para muitos homens e mulheres”, destacou a dirigente.

 

 

*Editado por Rafael Soriano