“A morte não é verdade quando se cumpre bem o papel da vida”

MST lamenta a perda de militante assentada, que faleceu neste domingo, 05.

 

Da Página do MST 

É com grande pesar que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – Pará, vem trazer a triste notícia de falecimento da nossa companheira Dirineia Pinheiro dos Santos, militante da nossa organização e assentada no Assentamento Palmares. 

Dirineia sofreu um acidente há três semanas, onde sofreu um AVC e hemorragia interna, por conta de uma batida de moto, sendo encaminhada para um hospital especializado, na última semana apresentou melhoras e acordou de um coma induzido. Nesta manhã (05) o seu quadro clinico teve algumas complicações, sendo levado pra UTI, onde não resistiu e veio a falecer. 

Uma companheira sempre atuante nas nossas jornadas e formações, cumpria uma tarefa fundamental em nosso movimento, que era de nos alimentar. Atualmente trabalhava como cozinheira na escola de educação infantil Salete Moreno, do assentamento em que morava, onde compartilhava brincadeiras e alegrias, alimentando a mística de nossas crianças. Para além de preparar nosso alimento temperado de alegria e amor, estava sempre disposta a contribuir com a organização, com muita solidariedade e humildade, animando os nossos dias, uma mulher forte e destemida que nos dava coragem na luta diária. 

Na memória de todos que puderam compartilhar momentos com a Dirineia, ficará a lembrança de uma mulher que foi mãe, amiga, forte companheira dos enfrentamentos, que nunca desistiu, apesar das duras penas da vida esteve sempre Resistindo. A família Sem Terra está de luto e se despede com uma grande tristeza, mas também com a certeza que nossa companheira foi uma militante essencial na nossa luta e se junta a família neste momento de dor para dar força para seguir lutando. Hoje ergueremos nossa bandeira vermelha e cantaremos juntos em memória de nossa companheira. 

“Mas como sonho de criança, vêm sempre a hora de partir, e a gente vai, ergue a bandeira vai” – Dirineia, Presente!

Coordenação MST – PA
05 de agosto de 2018