Durante 5ª assembleia estadual, jovens Sem Terra de Alagoas apontam os desafios para 2019
Por Gustavo Marinho
Da Página do MST
Animação, mística e criatividade foram as marcas da 5ª Assembleia Estadual da Juventude do MST em Alagoas. Reunindo jovens de todas as regiões do estado durante o 27º Encontro Estadual do Movimento, a Assembleia demarcou as tarefas e os compromissos da Juventude Sem Terra para o próximo período.
De acordo com Josiane Souza, do Coletivo Estadual de Juventude do MST, a Assembleia é um marco na organização dos jovens dos acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária do estado. “É sempre importante estarmos reunidos, fortalecendo nossa organicidade e nossas lutas. Já são cinco anos de Assembleia e todos os anos esse é um momento de ver coletivamente quantas coisas temos construído na nossa organização”, explicou a jovem.
Resgatando as lutas do ano de 2018, os jovens Sem Terra lançaram uma carta compromisso, destacando as principais tarefas e desafios para a juventude do MST.
“Retirada de direitos, criminalização dos movimentos populares, golpes a democracia, ameaças a nossa soberania e tantas outras mazelas que vivem a cidade e o campo brasileiro. Tempos difíceis, mas que nos colocam a tarefa de fortalecer nossas fileiras e construir a resistência e as ações que nosso tempo nos pede, com muita rebeldia, criatividade, responsabilidade e organização”, destaca trecho da carta.
Confira carta na íntegra:
CARTA DA JUVENTUDE SEM TERRA DE ALAGOAS
Vivemos em um momento bastante complexo na conjuntura política de nosso país, um momento novo que a nossa geração nunca vivenciou e que já nos apresenta uma série de desafios históricos para nós, jovens lutadores e lutadoras.
Retirada de direitos, criminalização dos movimentos populares, golpes a democracia, ameaças a nossa soberania e tantas outras mazelas que vivem a cidade e o campo brasileiro. Tempos difíceis, mas que nos colocam a tarefa de fortalecer nossas fileiras e construir a resistência e as ações que nosso tempo nos pede, com muita rebeldia, criatividade, responsabilidade e organização.
Reunidos e reunidas em nossa 5ª Assembleia Estadual da Juventude Sem Terra do estado de Alagoas, durante o nosso 27º Encontro Estadual do MST no estado, um marco da organização e luta da Juventude do MST em Alagoas, reafirmamos coletivamente nossos compromissos e tarefas para o próximo período:
1) Organicidade! Nosso compromisso em seguir ampliando, fortalecendo e organizando nossos Coletivos de Juventude em todas as nossas áreas de acampamentos e assentamentos. Em todas as regiões do estado, devemos construir em nossos Coletivos de Juventude nas áreas o espaço real de participação, formação, organização e luta da Juventude Sem Terra;
2) Coletividade! Fortalecer os espaços de construção coletiva de nossa organização, contribuindo com o olhar da juventude na luta e realização da Reforma Agrária Popular, seja nos Setores, nas Cooperativas e etc.;
3) Contra o preconceito! Combater cotidianamente todo e qualquer tipo de opressão em nossos territórios. Lutar contra o machismo, o racismo e a LGBTfobia são tarefas da Juventude Sem Terra;
4) Agroecologia! Fortalecer a produção de alimentos saudáveis; preservar os bens naturais; construindo uma nova relação com a natureza, nos distanciando das ideias e das ações do agronegócio;
5) Lutar sempre! Contra todo e qualquer ataque aos direitos da classe trabalhadora da cidade e do campo. Defender os direitos do povo, a democracia e a soberania do nosso país são bandeiras de luta da Juventude Sem Terra;
6) Mística! Manter viva a mística revolucionária, inspirado nos legados dos lutadores e lutadoras de todo o mundo, bem como os nossos companheiros que tombaram na luta pela terra. Nós somos sementes dessa história;
7) O estudo! Nosso compromisso com o estudo é coletivo. Estudamos para avançar na luta. Assim, nos comprometemos em manter permanentemente vivo o princípio do estudo e da formação política com a nossa juventude.
8) O trabalho de base! Nos comprometemos na batalha das ideias, sermos firmes na disputa de corações e mentes para o Projeto Popular para o Brasil, dialogando com a sociedade e construindo hoje, junto ao povo brasileiro, o futuro que queremos.
Lula Livre!
Juventude Sem Terra: organizando a rebeldia para o Projeto Popular!
Lutar, construir Reforma Agrária Popular!
Alagoas, dezembro de 2018
5ª Assembleia Estadual da Juventude Sem Terra